A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno

Autores

  • Mônica de Lourdes Gottardi Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.268

Palavras-chave:

Educação a Distância. Autonomia. Aluno.

Resumo

O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa – tipo estudo de caso – acerca de Educação a Distância no desenvolvimento das competências profissionais em uma Instituição Educacional que oferece essa modalidade de cursos (EaD) no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo objetiva análise do desenvolvimento da autonomia do aluno colaborador durante o processo de aprendizagem por meio dessa modalidade. Tendo em vista a importância das análises e as reflexões da prática cotidiana da EaD, a opção metodológica deu-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados comprovam a autonomia. Assim, a construção de aprendizagem torna- -se inovadora para o aluno por meio de compromisso com responsabilidade, iniciativa, administração do tempo, busca de soluções e empenho nas atividades, além de colaboração e interação com colegas e professores-tutores de curso. Trata-se de estudo relevante em contexto incipiente de utilização dessa modalidade com inúmeros aspectos positivos na educação, como forma de democratização e desenvolvimento do ser humano nos âmbitos educacionais e de qualificação para o trabalho através do incremento das competências, do desenvolvimento de autonomia e de interação durante o processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2015-05-24

Como Citar

de Lourdes Gottardi, M. (2015). A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 14. https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.268

Edição

Seção

Artigos