Inovação e Práticas Pedagógicas na Formação Docente: a Experiência Colaborativa e Interinstitucional na Organização Didático-Pedagógica de uma disciplina na Modalidade de Educação a Distância no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.227Keywords:
Educação a Distância, Aprendizagem, Colaboração, Ensino Superior, formação docenteAbstract
A Educação a Distância (EaD), no âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), apresenta um cenário de possibilidades didáticas aos docentes, necessitando com isto, refletir sobre os espaços de formação no ensino superior para o uso das tecnologias. Busca-se, neste artigo, relatar o desenvolvimento e avaliação da disciplina de PIT (Produção e Interpretação Textual) integrante do projeto colaborativo denominado Disciplinas do núcleo comum dos cursos de graduação na modalidade de EaD (Educação a Distância) da Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil. Trata-se de um projeto interinstitucional entre as Universidades da Associação Catarinense de Fundações Educacionais na implementação da Educação a Distância. A pesquisa foi aplicada com 19 turmas em 15 cursos de graduação, 10 docentes e 475 acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2007. Os dados, usando as abordagens quantitativa e qualitativa, foram organizados e analisados nas seguintes categorias: Recursos Tecnológicos; Didática do Professor; Modalidade de Educação; Material Didático. Os resultados obtidos alcançaram no conjunto global a média geral de 8,11%. Nesta perspectiva, a Unesc compreende o processo de formação como uma ação necessária para alavancar processos de ensino inovadores, contribuindo na qualificação acadêmica.Downloads
References
GIACOMAZZO, Graziela Fátima. Aprendizagem e conhecimento: por uma pedagogia da cooperação em EAD. [manuscrito] /; orientador: Fernando Becker - Dissertação (mestrado) – UFRGS./FACED/PPGEDU, 2007, Porto Alegre, BR-RS.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, Thomson Learning, 2007.
MORAN, José M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.
NEDER, Maria Lucia Cavalli. O texto como base para a comunicação em EAD. In:
MARTINS, Onilza Borges (Org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.96-117.
NEDER, Maria Lucia Cavalli e POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso. In: MARTINS, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.139-189.
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. CampinasSP: Papirus, 2003.
SANTOS, C. R., GIACOMAZZO, G. F., FIUZA, P. J. Avaliação da Oferta de 20% nas Disciplinas dos Cursos de Graduação da Unesc. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres/RS. Anais do II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008. Disponível em: [http://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_texto/MESA%2013D%20-%20SANTOS.pdf]. Acesso em: 17 dez 2008.
SANTOS, C. R. ; ZANETTE, E. N. ; GIACOMAZZO, G. F. ; FIUZA, P. J. . A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da Unesc.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2006.
UNESC. RESOLUÇÃO n. 05/2008/CONSU. Aprova Políticas de Ensino de Graduação. Criciúma: Unesc, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SAVEGNANI, Plamira (Orgs). Docência na educação Superior. Brasília: INEP, 2006.
ZULIAN, Margaret Simone. Redes virtuais: formação de professores. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All subsequent publications, complete or partial, shall be made with RBAAD's acknowledgment in the quotations as the original publisher of the article.
RBAAD offers Creative Commons license (CC BY 4.0) to all the published works.