O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais

Autores

  • Evaldo Magno Anchieta Pereira Secretaria de Estado da Educação - MA
  • Reinaldo Portal Domingo Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i2.83

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.

Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. 

The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and Learning

Abstract

This paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public  school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.

It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.

Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.

El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes Visuales

Resumen

El presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.

Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.

Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaldo Magno Anchieta Pereira, Secretaria de Estado da Educação - MA

Mestre em Artes, subárea Artes Visuais, pelo programa de pós-graduação ProfArtes (UFMA).  Atua como professor de Arte, Ensino Médio, na Rede Pública de Ensino do Maranhão - Brasil. Coordena formações continuadas na modalidade EaD voltadas para professores e estudantes para uso didático de TICs na educação pela Secretaria de Estado da Educação – MA.

Reinaldo Portal Domingo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui pós-doutorado pela Universidade Nacional a Distancia (UNED) do Madrid, Espanha (2015), doutorado em Tecnologia Educativa pela Academia de Educação da Rússia (1992). Formado em Letras pela Universidade Pedagógica de Moscou (Russia) em 1978. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, professor adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distancia, médios de ensino, tecnologia educativa, computação educativa e educação, uso da internet, currículo, avaliação, metodologia da pesquisa e identidade. Coordenador Pedagógico do Núcleo de Educação a Distancia da UFMA. Professor do Mestrado PGCult/UFMA e Profarte/UFMA.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. (orgs). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. 1ª ed. São Paulo: Cortez,2010.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Concepção, Avaliação e Dinamização de um Portal Educacional de WebQuests em Língua Portuguesa. 2010. 257 fl. 2010. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/11889>. Acesso em: 26 Janeiro 2016.

DELEUZE, G. O Atual e o virtual. In: DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. p.173-179.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. (Coleção educação contemporânea).

EDMODO. About Edmodo: how we got started. Disponível em: <https://www.edmodo.com/about?language=en>. Acesso em: 29 julho 2015.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n.02, p. 169-178, 2002.

IBGE. Cidades/Maranhão/Paço do Lumiar. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=210750>. Acesso em: 7 março 2016.

LÉVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: 2º Ed. Ed.34, 2011. (Coleção Trans).

O’REILLY, Tim. What is Web 2.0. “O’Reilly Media, Inc.”, 2009.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. In: On The Horizon, MCB University Press, v. 9, nº 5, October, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/>. Acesso em 28/Novembro/2014.

TADEU, Tomaz. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia – GO: Faculdade de Artes Visuais, 2004, 74 p. (Coleção Desênredos; n. 1)

TORI, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, F. e FORMIGA, M. (Org) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Pereira, E. M. A., & Domingo, R. P. (2019). O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 17(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i2.83

Edição

Seção

Artigos Originais