Modelagem e Análise de um Hiperdocumento para Suporte Pedagógico no Ensino Híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.809

Palavras-chave:

Técnica HTM, Formação docente continuada, Tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de hiperdocumento como ferramenta de suporte para educadores no contexto do ensino híbrido. A pesquisa teve como objetivo modelar e estruturar o hiperdocumento utilizando a técnica HTM, uma abordagem consolidada na literatura, visando facilitar a compreensão e a aplicação do ensino híbrido de forma acessível e eficiente. A metodologia adotada baseia-se na Design Science Research (DSR), que orientou a criação do protótipo. Os resultados demonstram que o hiperdocumento oferece uma solução organizada e estruturada, permitindo aos educadores integrarem teoria e prática no ensino híbrido. Conclui-se que o protótipo representa uma ferramenta promissora para a formação docente, possibilitando uma compreensão mais dinâmica e interativa das definições e modalidades do ensino híbrido.

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Biografia do Autor

Cristiano Biancardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Informática na Educação Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Master's degree in International Management pela Steinbeis School SIBE (2018). Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Pró-Reitor Acadêmico de Ensino a Distância na Universidade Vila Velha UVV-ES. Professor dos cursos de computação e informática (presencial e ead), categoria docente de Adjunto VI, Universidade Vila Velha UVV- ES. Anteriormente, atuei como Gestor Geral do segmento de Ensino a Distância, coordenei os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e a Comissão Própria de Avaliação nesta mesma instituição de ensino. Experiência na área de Ciência da Computação e Informática na Educação, trabalhando com Educação a Distância e Híbrido, Metodologias de Aprendizagem, Arquiteturas Pedagógicas, Ecossistemas de Aprendizagem, Aprendizagem Ativa e Cooperativa, e Inteligência Artificial.

Fernanda Costa Arusievicz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Informática na Educação pelo IFRS-Campus Porto Alegre, Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Alfabetização com diversos cursos de Extensão incluindo STEAM Teaching for the 21st Century, pela Universidade de Stanford. Possui vasta experiência em educação STEAM, torneios de robótica, robótica educacional, gestão de projetos, tecnologias educacionais, educação a distância, organização de eventos educacionais que incluem tecnologias e inovação e formação de educadores em tecnologias educacionais. Atualmente está coordenadora na Gerência de Educação do Sesi RS, atuando com as tecnologias educacionais, laboratório maker e robótica nos programas envolvendo crianças de 6 a 12 anos, adolescentes do Ensino Médio e adultos da EJA/EAD.

Andreia Maria Ambrosio de Souza Accordi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Informática na Educação pelo Instituto Federal - IFRS Campus Porto Alegre. É Especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica pelo IFSC Gaspar; em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica pelo IFSC Caçador e em Dança Pela PUCRS. Possui licenciatura em Pedagogia e em Educação Física. Técnica em Assuntos Educacionais do IFRS, Campus Viamão. Experiência como professora de Judô, dança e esporte para alunos com necessidades especiais. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS Campus Viamão e desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em práticas pedagógicas e uso de tecnologias digitais da informação e comunicação em educação.

Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora e Coordenadora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS (2018-2023). Editora Associada da Revista Informática na Educação: teoria prática. Autora e coautora de 40+ artigos em periódicos científicos, 10+ livros e capítulos de livros e 60+ trabalhos em eventos acadêmicos. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga relações entre educação, linguagem, tecnologias e cognição, com foco em EaD, E-learning, educação internacional, linguagem e comunicação digital, ensino e aprendizagem de línguas, recursos educacionais digitais e avaliação da aprendizagem.

Jose Valdeni de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente tem o vínculo de Professor Convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está credenciado como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e orientação. Professor Titular Aposentado da UFRGS. Possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier (antiga Université Scientifique et Medicale) - Grenoble I (1990). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Hipermídias atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Ubiqüa, Hiperdocumentos como Recursos de Aprendizagem, Sistemas de Recomendação, Awareness, Workflow e Sistemas Cooperativos (CSCW).

 

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

Biancardi, C., Costa Arusievicz, F., Maria Ambrosio de Souza Accordi, A., Salcedo Gomes, R., & Valdeni de Lima, J. (2025). Modelagem e Análise de um Hiperdocumento para Suporte Pedagógico no Ensino Híbrido. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 25(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.809