Implementação do Moodle como Ferramenta de Apoio ao Docente no Ensino Público Municipal:
Contribuições para a Educação a Distância em Ibiá-Mg
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.808Palavras-chave:
Formação Docente, Inclusão Digital, Metodologias Ativas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, : blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa, Inovação TecnológicaResumo
A Educação a Distância (EaD) tem desempenhado papel crucial na democratização do ensino em localidades com desafios estruturais, como Ibiá-MG, especialmente durante a pandemia de
COVID-19, que evidenciou a necessidade de soluções tecnológicas e híbridas. Professoresmunicipais relataram dificuldades no uso de ferramentas digitais, destacando a urgência por suporte
técnico e pedagógico. Para enfrentar esses desafios, foi implementado o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial no município, aliado a uma oficina prática para capacitação docente. A metodologia incluiu revisão da literatura, diagnóstico da infraestrutura tecnológica
escolar e a oferta de um curso modelo, promovendo o uso pedagógico do Moodle. Os resultados apontam avanços na modernização do ensino, com maior confiança docente no uso de tecnologias
e adoção de metodologias ativas, apesar de limitações de conectividade e demanda por formação continuada. Este trabalho destaca o Moodle como ferramenta viável para EaD em contextos municipais, promovendo inclusão digital e inovação pedagógica.
Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Digital. Metodologias Ativas. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Tecnológica.
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