Implementação do Moodle como Ferramenta de Apoio ao Docente no Ensino Público Municipal:

Contribuições para a Educação a Distância em Ibiá-Mg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.808

Palavras-chave:

Formação Docente, Inclusão Digital, Metodologias Ativas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, : blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa, Inovação Tecnológica

Resumo

A Educação a Distância (EaD) tem desempenhado papel crucial na democratização do ensino em localidades com desafios estruturais, como Ibiá-MG, especialmente durante a pandemia de
COVID-19, que evidenciou a necessidade de soluções tecnológicas e híbridas. Professoresmunicipais relataram dificuldades no uso de ferramentas digitais, destacando a urgência por suporte
técnico e pedagógico. Para enfrentar esses desafios, foi implementado o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial no município, aliado a uma oficina prática para capacitação docente. A metodologia incluiu revisão da literatura, diagnóstico da infraestrutura tecnológica
escolar e a oferta de um curso modelo, promovendo o uso pedagógico do Moodle. Os resultados apontam avanços na modernização do ensino, com maior confiança docente no uso de tecnologias
e adoção de metodologias ativas, apesar de limitações de conectividade e demanda por formação continuada. Este trabalho destaca o Moodle como ferramenta viável para EaD em contextos municipais, promovendo inclusão digital e inovação pedagógica.
Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Digital. Metodologias Ativas. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Silveira Silva, IFTM

Aluno especial de doutorado na UNESP disciplina "O conceito de tecnologia: a contribuição de Álvaro Vieira Pinto para a análise dos processos midiáticos", mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro (IFTM), especialista em desenvolvimento web full stack pela PUC MINAS e em Tecnologias de informação e comunicação no ensino básico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Atua principalmente como Analista de Sistemas nas áreas de administração de sistemas, redes de computadores e fibras ópticas, e cabeamento estruturado.

Referências

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

, P. nº. Web Page, CAPES - Catálogo de Atos Administrativos. 2024. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=884anchor>.

ABED. Web Page, Associação Brasileira de Educação a Distância. 2023. Disponível em: https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2020_PORTUGUES.pdf.

BUENO, D.; SILVA, T.; OLIVEIRA, A. Design Centrado no Usuário: Práticas e Abordagens em Ambientes Virtuais. Revista Brasileira de Educação, v. 34, n. 2, p. 45-62, 2019.

FERREIRA, R. C., & TEIXEIRA, A. M. Moodle: uma análise de sua aplicabilidade em contextos educacionais diversos. Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais, 12(3), 45-63, 2020.

GIL, A. C. Book. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª edição. ed. São Paulo: [s.n.], 2002. 176 p. ISBN 85-224-3169-8.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus. 2012.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Campinas: Papirus. 2015.

MOORE, M. G., & KEARSLEY, G. Distance Education: A Systems View of Online Learning (3rd ed.). Belmont, CA: Wadsworth, 2011.

PRETTO, N. L., & BONILLA, M. H. S. Educação e tecnologias digitais: práticas inovadoras e inclusivas. Salvador: Edufba, 2011.

VISWANATH, V.; THONG, J. Y.; XU, X. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Silva, C. S., Pereira Rufino, D. H. L., & Medeiros Martins, D. A. E. (2025). Implementação do Moodle como Ferramenta de Apoio ao Docente no Ensino Público Municipal:: Contribuições para a Educação a Distância em Ibiá-Mg. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 25(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.808