Projeto Político-Pedagógico da UNIVESP
Aspectos da Aplicação de Tecnologias na Formação de Professores a Distância Durante a Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.801Palavras-chave:
Educação e Tecnologias, Educação a Distância, Projeto Político-Pedagógico, Pedagogia Univesp, Pandemia Covid-19Resumo
O artigo reflete as conclusões de uma investigação sobre a incorporação de conteúdos sobre o
uso de tecnologias nos projetos político-pedagógicos de cursos virtuais de Pedagogia. O foco foi
na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e na utilização do Ensino Remoto
Emergencial (ERE) durante a pandemia de Covid-19. Analisou-se a documentação institucional do
período, identificando disciplinas dedicadas ao estudo e vivências com tecnologias da informação
e comunicação (TIC) aplicadas à Educação, ou daquelas que dialogavam com a virtualização da
escola. Os resultados demonstram preocupação institucional com o acesso dos alunos e os efeitos
da pandemia nas práticas planejadas. Conclui-se que as desigualdades agravaram a expectativa do
resultado a ser auferido pelo ERE, já que alunos deixaram suas atividades de formação para atender
o cotidiano caótico de suas escolas de origem.
Palavras-chave: Educação e Tecnologias; Educação a Distância; Projeto Político-Pedagógico;
Pedagogia Univesp; Pandemia Covid-19.
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