INFLUÊNCIA DA INTERNET NA COMUNICAÇÃO E NA ESCRITA NOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (12ª CLASSE) NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i3.790Palavras-chave:
Internet, Tecnologia, Comunicação, Escrita, Ensino Médio.Resumo
Até hoje ninguém sabe explicar qual foi a causa principal para a origem da escrita. Quando o povo
se conciliou de sua importância, esta já havia se consolidado ao ser utilizada amplamente. Porém,
verifica-se que a comunidade escolar, de forma geral, tem como objetivo levar em consideração o
processo de aprendizagem dos alunos para o seu pleno desenvolvimento educacional e social. Esta
pesquisa teve como objetivo geral compreender a influência da internet na comunicação e escrita nos
alunos do ensino médio (12ª classe) das Escolas Secundárias em Moçambique. Portanto, este estudo
teve o método qualitativo e de caráter exploratório. A população desta pesquisa foi composta por 31
participantes, dentre eles, dezesseis (16) alunos de ambos os gêneros provenientes de diferentes
escolas que frequentam diferentes seções, cinco (5) Diretores da ESEMZ e dez (10) professores
da mesma escola, de ambos os sexos, na zona sul de Moçambique, concretamente na província de
Gaza. O tratamento e análise dos resultados corresponderam às seguintes categorias: pré-análise,
que se baseou na reflexão dos dados coletados no campo; exploração do material, que se centrou
na exploração de artigos, monografias, dissertações e teses para o sustento teórico do estudo; e
análise dos resultados, que se baseou nos tratamentos dos dados coletados no estudo. Os resultados
da pesquisa evidenciaram que a internet e a comunicação para os alunos da ESEMZ são usadas de
forma negativa, tanto na sala de aula quanto no seu dia a dia. Estes alunos estão expostos a vários
problemas relacionados à escrita, o que prejudica a própria comunicação. Não só isso, os resultados
do estudo revelam que foi possível, através dos depoimentos dos participantes, perceber que esses
alunos enfrentam dificuldades que podem impactar sua vida acadêmica. Os professores de Língua
Portuguesa necessitam buscar cada vez mais se capacitar para as mudanças tecnológicas, deixando
de lado seus medos e receios em mudar, buscando ultrapassar essas barreiras.
Palavras-chave: Internet, Tecnologia, Comunicação, Escrita, Ensino Médio.
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