O DESIGN DE PESQUISAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM NO MOODLE/IFRN

Autores

Palavras-chave:

Design Instrucional; Atividades de Aprendizagem Online; Metodologia da Pesquisa; Semiótica Social.

Resumo

O design de atividades de aprendizagem tem sido defendido para processos que se mediam na
modalidade a distância, em virtude da integração curricular das tecnologias digitais da informação
e comunicação. Este artigo tem por objetivo compreender o processo de orientação de projetos de
pesquisa realizados por estudantes de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, a partir
dos elementos do design de atividades de aprendizagem: discurso, design, produção e distribuição.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental, cujos dados serão levantados no
ambiente virtual de aprendizagem – Moodle/IFRN, que analisou três tarefas didáticas voltadas para
a elaboração do projeto de pesquisa. O referencial teórico se fundamentou nas concepções que
articulam design e educação (Laurillard, 2003), na teoria do design de atividades de aprendizagem
(Simão Neto; Hesketh, 2009), articulados pelos estudos da Semiótica Social de Kress e Van Leeuwen
(2001). O resultado parcial demonstrou que: na primeira tarefa, o discurso multimodal facilitou a
compreensão dos elementos descritivos da temática de pesquisa em 90% dos trabalhos entregues,
enquanto na segunda e terceira tarefas, o fórum de acompanhamento individualizado auxiliou a
construção teórico-metodológica em 73% dos trabalhos. Apesar disso, problemas relacionados
ao delineamento metodológico dos projetos ainda precisam de ajustes na fase subsequente da
pesquisa, junto aos orientadores.
Palavras-chave: Design de Atividades de Aprendizagem; Projetos de Pesquisa; Metodologia da
Pesquisa; Semiótica Social.

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Biografia do Autor

Abigail Noadia Barbalho da Silva, IFRN

Docente efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN. Graduada em Pedagogia. Mestrado em Filosofia. Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância e em Docência do Ensino Superior. Doutoranda em Ciências da Educação.

Dr., Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008), possui Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, possui formação em Educação VET for the Future pela Häme University of Applied Sciences (2015) (Finlândia). Atualmente sou Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) atuando no ensino médio integrado aos cursos Técnicos de Agroecologia e Meio Ambiente no Campus Ipanguaçu; Curso Superior de Graduação em Licenciatura em Química no Campus Ipanguaçu; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional) no Campus Mossoró e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordesde de Ensino (RENOEN) . Em pesquisa, possui experiência em Adsorção e Processos de Separação, além de processos de aprendizagem usando Aprendizagem Baseada em Projetos, Letramento Informacional, Difusão e Popularização da Ciência e Mostras/Feiras Científicas.

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Publicado

2025-02-14

Como Citar

Barbalho da Silva, A. N., & Pereira Bezerra, D. (2025). O DESIGN DE PESQUISAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM NO MOODLE/IFRN. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(3). Recuperado de https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/789

Edição

Seção

Artigos Originais