O DESIGN DE PESQUISAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM NO MOODLE/IFRN
Palavras-chave:
Design Instrucional; Atividades de Aprendizagem Online; Metodologia da Pesquisa; Semiótica Social.Resumo
O design de atividades de aprendizagem tem sido defendido para processos que se mediam na
modalidade a distância, em virtude da integração curricular das tecnologias digitais da informação
e comunicação. Este artigo tem por objetivo compreender o processo de orientação de projetos de
pesquisa realizados por estudantes de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, a partir
dos elementos do design de atividades de aprendizagem: discurso, design, produção e distribuição.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental, cujos dados serão levantados no
ambiente virtual de aprendizagem – Moodle/IFRN, que analisou três tarefas didáticas voltadas para
a elaboração do projeto de pesquisa. O referencial teórico se fundamentou nas concepções que
articulam design e educação (Laurillard, 2003), na teoria do design de atividades de aprendizagem
(Simão Neto; Hesketh, 2009), articulados pelos estudos da Semiótica Social de Kress e Van Leeuwen
(2001). O resultado parcial demonstrou que: na primeira tarefa, o discurso multimodal facilitou a
compreensão dos elementos descritivos da temática de pesquisa em 90% dos trabalhos entregues,
enquanto na segunda e terceira tarefas, o fórum de acompanhamento individualizado auxiliou a
construção teórico-metodológica em 73% dos trabalhos. Apesar disso, problemas relacionados
ao delineamento metodológico dos projetos ainda precisam de ajustes na fase subsequente da
pesquisa, junto aos orientadores.
Palavras-chave: Design de Atividades de Aprendizagem; Projetos de Pesquisa; Metodologia da
Pesquisa; Semiótica Social.
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