SMART CAMPUS
caminhos possíveis para universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i3.785Palavras-chave:
Universidades inteligentes, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, Internet das Coisas, Educação Aberta.Resumo
Nas últimas duas décadas, diversos estudos têm sido empreendidos na perspectiva de tornar as cidades mais adaptáveis à maciça inserção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim, no campo do planejamento urbano, foi criado o termo Smart Cities. Com o passar dos anos, as pesquisas foram se expandindo e atingindo o contexto educacional, fazendo surgir, então, os Smart Campus, em virtude das semelhanças que os campi universitários e as cidades possuem entre si. O Smart Campus parte do princípio de ser um ambiente onde há uma notável eficiência em áreas como infraestrutura, segurança, saúde e, notadamente, educação. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo analisar de forma sistemática artigos científicos ligados ao termo Smart Campus. Trata-se, portanto, de uma pesquisa com uso metodológico de revisão sistemática, com enfoque meta-analítico, de caráter qualitativo e quantitativo, derivado do uso do software Parsifal. Os resultados apontam um dissenso a respeito do conceito de Smart Campus; no entanto, convergem para o entendimento de que as TDIC são primordiais para a realização de projetos visando o “ser inteligente”. Por fim, apresenta-se uma metodologia de framework proposta pela Universidade de Sapienza como uma sugestão de modelo para a prospecção de projetos em universidades do Brasil. Espera-se, assim, que este estudo contribua para suscitar novos trabalhos que levem à construção de Campi Inteligentes no Brasil.
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