FATORES MOTIVADORES DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) PRIVADA DO RECIFE/PE
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i3.783Palavras-chave:
Educação a Distância; Evasão em EaD; Cursos de GestãoResumo
Este trabalho teve como objetivo principal identificar os principais fatores relacionados à evasão na
educação a distância em cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada
do Recife/PE. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário estruturado a
372 alunos que abandonaram o curso antes do término e também na utilização da análise fatorial
exploratória via SPSS para tratamento dos resultados. Assim, com um Alpha de Cronbach de 0,966
para o teste de confiabilidade do questionário, os resultados revelaram que os cursos com o maior
número de evadidos foram os de administração de empresas, logística, gestão comercial, marketing
e processos gerenciais. Os principais motivos para a evasão foram: a dificuldade de acesso ao
conteúdo, o desconhecimento sobre o funcionamento da modalidade, problemas financeiros e
dificuldades diversas de ordem pessoal, profissional e acadêmica que acabaram inviabilizando a
continuidade do curso.
Palavras-chave: Educação a Distância; Evasão em EaD; Cursos de Gestão.
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