Cognição Distribuída e Inteligência Coletiva no Contexto da Cibercultura

uma análise das práticas de ensino híbrido mediadas por tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.777

Palavras-chave:

Cognição Distribuída, Inteligência coletiva, Ensino híbrido, Tecnologias digitais, Mapas mentais

Resumo

Este artigo explora o uso de ferramentas digitais para promover cognição distribuída e inteligência
coletiva no ensino híbrido. A pesquisa, realizada com mapas mentais e robótica educacional, revela
como essas tecnologias facilitam a colaboração, a organização do conhecimento e o aprendizado
coletivo, tanto presencial quanto remotamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HOLLAN, James; HUTCHINS, Edwin; KIRSH, David. Distributed cognition: toward a new foundation for human-computer interaction research. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, v. 7, n. 2, p. 174-196, 2000.

HUTCHINS, Edwin. Cognition in the Wild. Cambridge: MIT Press, 1995.

JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, José Manuel. Ensino híbrido: um conceito amplo e flexível. São Paulo: Educação em Revista, 2020.

OLIVEIRA, Cristiano Matos de; MACEDO, Suzana da Hora; RAUTA, Marcelo. Ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas: contribuições da sala de aula invertida. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 21, n. 1, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/147102. Acesso em: 05 set. 2024.

SCAIFE, Mike; ROGERS, Yvonne. External cognition: how do graphical representations work? International Journal of Human-Computer Studies, v. 45, p. 185-213, 1996.

Publicado

2025-05-06

Como Citar

João Canal da Costa, P., & Canabarro Teixeira, A. (2025). Cognição Distribuída e Inteligência Coletiva no Contexto da Cibercultura: uma análise das práticas de ensino híbrido mediadas por tecnologias digitais. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 25(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.777