Utilização de Inteligência Artificial por Chatbot:
a percepção dos estudantes em um Curso de Especialização em Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i3.774Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação a DistânciaResumo
Objetivos: Avaliar o uso de Inteligência Artificial por meio de um Chatbot na interação com estudantes em um curso de especialização em Saúde da Família. Métodos: Estudo tecnológico, descritivo e
exploratório, com abordagem quali-quantitativa, realizado com amostra por conveniência de 53
estudantes. O Chatbot foi implementado para avaliar a usabilidade e a eficácia da comunicação
com os participantes, com um teste piloto seguido de implantação. A análise baseou-se em um
questionário com escala Likert, apresentando resultados em médias e desvios padrão. Resultados:
A análise revelou padrões no desempenho acadêmico dos estudantes, com respostas positivas em
relação à prontidão do Chatbot, à motivação dos estudantes em buscar informações e à experiência
de uso. Conclusão: O Chatbot demonstrou-se eficaz ao promover maior engajamento entre
estudantes e tutores, evidenciando que abordagens pedagógicas centradas no estudante, apoiadas
por Inteligência Artificial, têm potencial para enriquecer as experiências acadêmicas e a qualificação
profissional em Saúde da Família.
Downloads
Referências
AWIDI, Ibrahim T.; PAYNTER, Mark; VUJOSEVIC, Tijana. Facebook group in the learning design of a higher education course: An analysis of factors influencing positive learning experience for students. Computers & Education, v. 129, p. 106-121, 2019.
DEDE, Chris; GROTZER, Tina A.; KAMARAINEN, Amy M.; METCALF, Shari J. Designing immersive authentic simulations that enhance motivation and learning: Journal Learning science: Theory, research, practice, p. 229-259, 2019.
CHANG, Chiung-Yu; KUO, Shu-Yu; HUANG, Gwo-Haur. Chatbot-Facilitated Nursing Education: Incorporating a Knowledge-Based Chatbot System into a Nursing Training Program. Educational Technology & Society, v. 25, n. 1, p. 15-27. 2022
CHIEN, Yen-Chun; WU, Tzu-Ting; LAI, Chih-Hung; HUANG, Yueh-Min. Investigation of the Influence of Artificial Intelligence Markup Language-Based LINE Chatbot in Contextual English Learning. Front Psychol. v. 7, n. 13, p. 785752, abr. 2022.
DUOLINGO ENGLISH TEST (2023). AI-based language learning platform. Disponível em: https://englishtest.duolingo.com/applicants Acesso em: 13 jun. 2024.
ENTENBERG, Gal A.; DOSOVITSKY, Greg; AGHAKHANI, Shirin; MOSTOVOY, Keren; CARRE, Nicole; MARSHALL, Zachary, et al. User experience with a parenting chatbot micro intervention. Frontiers in Digital Health, v. 11, n. 4, p. 989022, jan. 2023.
EDSURGE. (2021). This AI Coding Bootcamp Wants to Be More Afford-able and Accessible. Disponível em: https://www.edsurge.com/research/guides/the-future-of-coding-bootcamps Acesso em: 13 jun. 2024.
FULMER, Rachel; JOERIN, Adrien; GENTILE, Brittany; LAKERINK, Livia; RAUWS, Michiel. Using Psychological Artificial Intelligence (Tess) to Relieve Symptoms of Depression and Anxiety: Randomized Controlled Trial. JMIR Ment Health, v. 5, n. 4, p. e64, dez. 2022.
GUDALA, Manoj; ROSS, Meredith E.T.; MOGALLA, Sundeep, et al. Benefits of, Barriers to, and Needs for an Artificial Intelligence-Powered Medication Information Voice Chatbot for Older Adults: Interview Study with Geriatrics Experts. JMIR Aging, v. 5, n. 2, p. e32169, abr. 2022
IBM. Artificial Intelligence, 2021. Disponível em: https://www.ibm.com/cloud/learn/what-is-artificial-intelligence Acesso em: 05 ago. 2024.
PATARANUTAPORN, Pat; DANRY, Valentin; LEONG, Jon, et al. AI-generated characters for supporting personalized learning and well-being. Nature Machine Intelligence, v.3, p 1013-1022, 2021.
PIMMER, Christoph; BRÜHLMANN, Florian; ODETOLA, Tolu D., et al. Facilitating professional mobile learning communities with instant messaging. Computers & Education, v. 128, p. 102-112, 2019.
REILLY, John M.; MCGIVNEY, Emma; DEDE, Chris; GROTZER, Tina. Assessing science identity exploration in immersive virtual environments: a mixed methods approach. The Journal of Experimental Education, v. 89, n. 3, p. 468-489, 2021.
SIDDIQUE, Shahan; CHOW, Joanne C.L. Machine Learning in Healthcare Communication. Encyclopedia, v. 1, p. 220-239, 2021.
SMUTNY, Pavel; SCHREIBEROVA, Petra. Chatbot for learning: A review of educational Chatbot for the Facebook Messenger. Computers & Education, v. 151, 2020.
TAMAYO, Pedro A.; HERRERO, Ana; MARTÍN, Javier; NAVARRO, Carmen; TRÁNCHEZ, José M. Design of a Chatbot as a distance learning assistant. Open Praxis, v. 12, n. 1, p. 145-153, 2020.
THOMAS, Helen. Critical Literature Review on Chatbot in Education. International Journal of Trend in Scientific Research and Development, v. 4, n. 6, p. 786-788, 2020.
TOPAL, Ayhan D.; EREN, Deniz C.; GEÇER, Kadir A. Chatbot application in a 5th grade science course. Education and Information Technologies, v. 26, n. 5, p. 6241-6265, 2021.
YILDIRIM, Ismail. The effects of gamification-based teaching practices on student achievement and students' attitudes toward lessons. The Internet and Higher Education, v. 33, p. 86-92, 2017.
WOLLNY, Simon; SCHNEIDER, Jan; MITRI, Dimitrios D.; WEIDLICH, Julia; RITTBERGER, Marc; DRACHSLER, Hendrik. Are We There Yet? A Systematic Literature Review on Chatbot in Education. Frontiers in Artificial Intelligence, p. 654924, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.