BREVE ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA DE GOVERNANÇA ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DO SISTEMA UAB E A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i3.752Palavras-chave:
Universidade Aberta do Brasil, Qualidade da Formação, Gestão Acadêmica e Administrativa, TransparênciaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar considerações acerca da importância
assumida pela política pública instituída por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
em relação à estratégia descentralizada de sua atuação por meio dos cursos ofertados pelas
instituições que integram a sua estrutura. A UAB possui atualmente 147 instituições públicas, um
total de 970 polos integrados e 685 cursos ativos em 5.555 turmas (Sisuab, 2024), e se constitui,
como um sistema formado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para
camadas da população que têm dificuldade de acesso à educação universitária. Este modelo se
alinha às políticas de equidade e democratização do acesso ao ensino superior e à necessidade
de flexibilização da oferta educacional no país. Ressalte-se que, desde a publicação do decreto
5.800/2006, experiências acumuladas pela UAB voltadas ao trabalho sistemático de elevação da
qualidade dos cursos, a partir dos aperfeiçoamentos constantes dos processos de gestão, tanto
acadêmicos como administrativos, solidificaram a presença do(a) discente no centro do processo
de formação, possibilitando a elevação do nível científico-tecnológico do corpo social em todas as
instituições participantes. O relato vai apresentar ainda como ocorrem os processos seletivos dos
principais atores (docentes, tutores e pessoal de apoio), no sentido de mostrar a transparência, a
publicidade e a sustentabilidade dos atos da gestão acadêmica e administrativa.
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil, Qualidade da Formação, Gestão Acadêmica e
Administrativa, Transparência.
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Referências
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Sites Consultados
https://www.ifsc.edu.br/documents/d/contratacoes-para-ead/edital-1_2024-retificado-pdf
https://www.uece.br/sate/wp-content/uploads/sites/58/2024/01/CP04.24_Edital.pdf.
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