Explorando o Paradigma da Complexidade na Prática Pedagógica: a experiência da integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) em um Curso MOOC na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.746

Palavras-chave:

Paradigmas Inovadores, MOOC, Recursos Educacionais Abertos, Educação a Distância

Resumo

Este estudo integra a discussão conduzida pelo grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem (PRAPETEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. No âmbito dessa pesquisa, procurou-se investigar de que forma o paradigma da complexidade afeta a prática pedagógica ao se incorporarem Recursos Educacionais Abertos, em um curso MOOC na Educação a Distância. Almejou-se também analisar como esse paradigma contribui para a compreensão e o aperfeiçoamento da prática pedagógica mediante o uso de Recursos Educacionais Abertos em um curso MOOC na Educação a Distância. Com uma abordagem qualitativa, o estudo empregou um questionário por meio de Formulários Google, aplicado a dez integrantes do grupo de pesquisa. Além disso, o estudo contou com as contribuições teóricas de autores como Freire (2006), Lopes (2005), Moran (2000), Moraes (2021), Nóvoa (2019), além de textos de referências das próprias autoras. Quanto aos resultados, a partir das percepções sobre a influência na prática pedagógica constatou-se que a integração de REAs em um curso MOOC promove aprendizagens personalizadas e significativas. Essa integração potencializa o processo de ensino por meio dos Princípios do Paradigma da Complexidade, que envolve as abordagens inter e transdisciplinares, no acolhimento da visão complexa/holística do conhecimento incorporando o incentivo ao trabalho colaborativo e à participação ativa e autorregulada do estudante. No que se refere, especificamente ao curso MOOC, os respondentes da pesquisa também apontaram alguns desafios a serem superados, tais como a baixa taxa de conclusão, a ausência de feedback personalizado e a dificuldade dos estudantes em manter a autodisciplina no curso sem a presença de tutoria.

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Biografia do Autor

Lilian Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (1999), Mestrado em Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar (2015), cursando Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, atuei na Coordenação do Curso de Pedagogia, Psicopedagogia e Processos Escolares em EaD na Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

Welington Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Educação - PUCPR (2023). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Licenciatura em Música (2000) e especialização em Fundamentos do Ensino da Arte (2003) na Faculdade de Artes do Paraná. Especialização em EaD: gestão e tutoria no Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi (2016); Licenciatura em Pedagogia (2020) e Licenciatura em Artes Visuais (2022). Diretor Geral do Colégio Estadual Avelino AntônioVieira - Curitiba/PR. Professor Assistente no curso de Licenciatura em Música da Escola de Belas Artes da PUC-PR. Tem experiência na área de educação com ênfase em Educação Musical, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e tutoria EaD, formação inicial e continuada de professores e gestão escolar.

Patrícia Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância no período de 2011 a 2015. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior. 

Marilda Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973), Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 anos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como vice pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, que investiga novos paradigmas da educação, dos quais, destacam-se o paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade (MORIN), e da educação transformadora (FREIRE). Coordena a rede pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com envolvimento da Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade Aberta de Portugal incluindo outros grupos de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal do Paraná-UFPR, a Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR-União da Vitória. Pesquisadora e avaliadora parecerista do CNPq com pesquisa aprovada. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Souza, L., Santos, W., Torres, P., & Behrens, M. (2024). Explorando o Paradigma da Complexidade na Prática Pedagógica: a experiência da integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) em um Curso MOOC na Educação a Distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 71–91. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.746

Edição

Seção

Artigos Originais