Explorando o Paradigma da Complexidade na Prática Pedagógica: a experiência da integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) em um Curso MOOC na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.746Palavras-chave:
Paradigmas Inovadores, MOOC, Recursos Educacionais Abertos, Educação a DistânciaResumo
Este estudo integra a discussão conduzida pelo grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem (PRAPETEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. No âmbito dessa pesquisa, procurou-se investigar de que forma o paradigma da complexidade afeta a prática pedagógica ao se incorporarem Recursos Educacionais Abertos, em um curso MOOC na Educação a Distância. Almejou-se também analisar como esse paradigma contribui para a compreensão e o aperfeiçoamento da prática pedagógica mediante o uso de Recursos Educacionais Abertos em um curso MOOC na Educação a Distância. Com uma abordagem qualitativa, o estudo empregou um questionário por meio de Formulários Google, aplicado a dez integrantes do grupo de pesquisa. Além disso, o estudo contou com as contribuições teóricas de autores como Freire (2006), Lopes (2005), Moran (2000), Moraes (2021), Nóvoa (2019), além de textos de referências das próprias autoras. Quanto aos resultados, a partir das percepções sobre a influência na prática pedagógica constatou-se que a integração de REAs em um curso MOOC promove aprendizagens personalizadas e significativas. Essa integração potencializa o processo de ensino por meio dos Princípios do Paradigma da Complexidade, que envolve as abordagens inter e transdisciplinares, no acolhimento da visão complexa/holística do conhecimento incorporando o incentivo ao trabalho colaborativo e à participação ativa e autorregulada do estudante. No que se refere, especificamente ao curso MOOC, os respondentes da pesquisa também apontaram alguns desafios a serem superados, tais como a baixa taxa de conclusão, a ausência de feedback personalizado e a dificuldade dos estudantes em manter a autodisciplina no curso sem a presença de tutoria.
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