Estratégias de Mediação na Educação a Distância Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.744

Palavras-chave:

Tutor. Inclusão. Acessibilidade. Tutoria.

Resumo

O presente artigo discute estratégias de mediação para tutores de cursos a distância inclusivos e acessíveis, baseadas em quatro categorias: Pessoal, Interação, Ambiente Virtual de Aprendizagem e Informática. Essas estratégias visam melhorar a interação tutor-aluno e promover a aprendizagem. A metodologia adotada combina quatro tipos de pesquisa: qualitativa, aplicada, explicativa e bibliográfica. A abordagem qualitativa permite compreender perspectivas individuais, enquanto a aplicada visa resolver problemas práticos. A pesquisa explicativa analisa relações de causa e efeito e a bibliográfica embasa teoricamente as estratégias de mediação. No presente estudo é enfatizada a importância do tutor reconhecer a necessidade de mudança de atitude para reconstruir a prática docente e promover o diálogo direto com os estudantes, incentivando a produção de conhecimento. A interação eficaz, o feedback constante e a orientação ativa são destacados como elementos-chave para o sucesso do ensino a distância.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Santos, C. E. R. dos, & da Silva Gonçalves, J. (2024). Estratégias de Mediação na Educação a Distância Inclusiva. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 107–123. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.744

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