Educação a Distância no Brasil

os desafios de uma educação humanista diante da lógica do capital

Autores

  • Lucas da Silveira Andrade Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.740

Palavras-chave:

Educação, transformações sociais, tecnologias educacionais, Humanização, Paulo Freire.

Resumo

Este estudo aborda a necessidade de repensar a educação diante das transformações sociais, tecnológicas e econômicas, visando priorizar o desenvolvimento humano e a dignidade individual. Destacam-se as reflexões de Foucault sobre governamentalidade e responsabilização individual, juntamente com as análises de Benjamin e Freire sobre desumanização no contexto capitalista e a importância da educação humanista. Busca-se compreender como as abordagens pedagógicas, incluindo a Educação a Distância e sua aplicação diante de uma lógica de acesso a formação e seu uso dentro de uma lógica capitalista, podendo influenciar a formação humana

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Biografia do Autor

Lucas da Silveira Andrade, Universidade São Francisco

Coordenador do curso de História na Universidade São Francisco, supervisor de tutoria on-line, docente nos cursos de História e Teologia. Mestre em Educação pela Universidade São Francisco. Formado em História. 

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

da Silveira Andrade, L. (2024). Educação a Distância no Brasil: os desafios de uma educação humanista diante da lógica do capital. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 92–106. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.740

Edição

Seção

Artigos Originais