Satisfação discente com o uso de ferramentas educativas em um curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.731

Palavras-chave:

Design da aprendizagem, licenciatura, plano de aula, podcast

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar a satisfação dos alunos com o uso de ferramentas educativas em um curso de licenciatura na modalidade a distância. O estudo, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, contou com participação de 124 alunos matriculados em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em municípios do Estado do Ceará. Foi utilizado um questionário via Google Forms®, composto por 11 perguntas, divididas em dados sociodemográficos e nível de satisfação com as ferramentas utilizadas no curso. Para a tratamento dos dados, foram empregados cálculos estatísticos simples. A maioria dos participantes é do sexo feminino, solteira, com a faixa etária mais comum entre 25 e 35 anos. Em relação às atividades com maior índice de satisfação, destacam-se: o fórum, com 66,1% de satisfação entre as atividades de interação e discussão; o plano de aula, com 79,1% de satisfação entre as atividades de produção textual; os modelos didáticos, com 70,9% de satisfação entre as atividades de produção de recursos metodológicos; o podcast, avaliado positivamente por 79,1% dos participantes entre as atividades com uso de recursos tecnológicos; e as pesquisas bibliográficas, que se destacaram com 54,5% de satisfação entre as atividades de pesquisa. Observou-se uma maior satisfação entre as atividades de produção textual e as com uso de recursos tecnológicos, especialmente o plano de aula e o podcast. Esse diagnóstico de satisfação é relevante para orientar as decisões dos docentes em futuros planejamentos de disciplinas.

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Biografia do Autor

Charles Ielpo Mourão, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Biólogo, Bacharel e Licenciado pela Universidade Estadual do Ceará, MBA em Gestão Empresarial (Estacio) e Mestre em Ciências Médicas pela UFC. Professor formador e conteudista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/UAB). Professor do Curso de Ciências Biológicas (FAFIDAM/UECE).

Francisco Wagner de Sousa Paula, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Enfermeiro e Biólogo. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas (UCAM) e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). ). Professor Formador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/UAB). Professor do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Professor Efetivo da Rede Básica de Ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. Coordenadora Pedagógica do Núcleo Pré-Universitário UECEVest.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. Mestre em Patologia e Doutora em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB). Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância". 

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Mourão, C. I., Paula, F. W. de S., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2024). Satisfação discente com o uso de ferramentas educativas em um curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 124–136. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.731

Edição

Seção

Artigos Originais