Tecnologias Disruptivas e Tecnologias Educativas
Novos modos de formação para uma sociedade em transformação
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.728Palavras-chave:
Educação profissional, Tecnologias disruptivas, Tecnologias educacionaisResumo
Já é consolidado e de senso comum que as Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e outras tecnologias disruptivas impactam irreversivelmente todas as modalidades de ensino. No âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, a adoção de novos modos de formação em resposta a esses impactos torna-se uma necessidade premente, relacionada com a própria pertinência da escola e com o cumprimento de seu papel social. Mas, como atores de nosso ecossistema público de educação profissional e tecnológica percebem esse cenário e seu impacto na organização curricular e nas diferentes áreas de formação? Que dificuldades apontam para que as mudanças decorrentes da chamada “Indústria 4.0” reflitam na formação profissional e tecnológica? Qual o futuro dessa modalidade de ensino face ao avanço das TICE e das demais tecnologias disruptivas? O presente artigo, decorrente de estudo realizado para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), aprofunda o entendimento dessa situação problemática e, a partir de posicionamentos coletados junto a vinte gestores de Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, procura contribuir com elementos de resposta para essas questões fundamentais para uma melhor qualificação do fator humano que lida com contextos laborais em efervescência e em plena transformação.
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