Relato de experiência sobre ensino remoto emergencial de programação web

uma proposta de abordagem

Autores

  • Lucas Miguel Hallmann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-9001-7951
  • Luciane Torezan Viegas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.719

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, programação remota, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência da realização do estágio de docência do curso de Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional, com uma turma de segundo ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ocorrido durante a pandemia do Coronavírus. O contexto experienciado questiona a problemática do ensino remoto emergencial de programação e as adaptações necessárias para a execução da práxis. Quais são essas adaptações? Como realizar a prática? Quais ferramentas usar? A experiência permitiu levantar esses e outros questionamentos acerca da docência, metodologias utilizadas nas aulas e impactos na aprendizagem dos alunos. Ele também discute não apenas as ferramentas utilizadas, mas também a forma como foram utilizadas, tendo em vista seu reflexo no desempenho das avaliações dos alunos. Além de uma sugestão de adaptação no formato de aula, esse artigo conclui discutindo os impactos percebidos na utilização da abordagem de ensino remoto.

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Biografia do Autor

Lucas Miguel Hallmann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui formação em Técnico em Informática pelo Colégio Luterano Concórdia (2005), graduação como Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2018), Especialização (Lato Sensu) em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Universidade Estácio de Sá (2019) e Mestrando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (cursando). Trabalha como Técnico em Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de tecnologia, com ênfase em sistemas de informação, redes de computadores e ciência de dados atuando principalmente nos seguintes temas: Linux, redes, desenvolvimento, data mining, python e aprendizagem.

Luciane Torezan Viegas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor ebtt do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Hallmann, L. M., & Torezan Viegas, L. (2024). Relato de experiência sobre ensino remoto emergencial de programação web: uma proposta de abordagem. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(1), 7–18. https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.719

Edição

Seção

Relatos de Experiência