Relato de experiência sobre ensino remoto emergencial de programação web
uma proposta de abordagem
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i1.719Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, programação remota, Ensino RemotoResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência da realização do estágio de docência do curso de Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional, com uma turma de segundo ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ocorrido durante a pandemia do Coronavírus. O contexto experienciado questiona a problemática do ensino remoto emergencial de programação e as adaptações necessárias para a execução da práxis. Quais são essas adaptações? Como realizar a prática? Quais ferramentas usar? A experiência permitiu levantar esses e outros questionamentos acerca da docência, metodologias utilizadas nas aulas e impactos na aprendizagem dos alunos. Ele também discute não apenas as ferramentas utilizadas, mas também a forma como foram utilizadas, tendo em vista seu reflexo no desempenho das avaliações dos alunos. Além de uma sugestão de adaptação no formato de aula, esse artigo conclui discutindo os impactos percebidos na utilização da abordagem de ensino remoto.
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