Educação a Distância e iniciação científica:
possibilidades de pesquisa no curso de pedagogia EAD
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.700Palavras-chave:
Pesquisa Científica, Graduação à distância, formação acadêmica, competências científicas, Conhecimento digital, ambiente virtual de aprendizagemResumo
Este estudo tem como objetivo identificar os benefícios e destacar as possibilidades de realizar a Iniciação Científica (IC) nos cursos de Educação a Distância (EAD). Inicialmente, foi abordada a relevância da IC e seus benefícios, ressaltando o envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa para o desenvolvimento de habilidades científicas. Posteriormente, foi abordada a viabilidade da IC no contexto da EAD, discutindo como as tecnologias e as ferramentas de comunicação podem proporcionar a interação entre estudantes e orientadores. Por fim, apresentaremos um relato de experiência de uma estudante sobre a produção de pesquisa no contexto da EAD. Também apontamos as oportunidades de contribuição para a produção de conhecimento e para a melhoria da qualidade do ensino. Em conclusão, a IC na EAD desempenha um papel de destaque na formação acadêmica dos estudantes. Ao fomentar o espírito investigativo e o desenvolvimento de competências científicas, a pesquisa científica contribui para a construção de uma sociedade mais crítica, inovadora e fundamentada em evidências.
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