Educação a Distância e iniciação científica:

possibilidades de pesquisa no curso de pedagogia EAD

Autores

  • Mariana Peres Oliveira Universidade Santa Cecília
  • Marina Sarvodelli Versolato

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.700

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Graduação à distância, formação acadêmica, competências científicas, Conhecimento digital, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os benefícios e destacar as possibilidades de realizar a Iniciação Científica (IC) nos cursos de Educação a Distância (EAD). Inicialmente, foi abordada a relevância da IC e seus benefícios, ressaltando o envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa para o desenvolvimento de habilidades científicas. Posteriormente, foi abordada a viabilidade da IC no contexto da EAD, discutindo como as tecnologias e as ferramentas de comunicação podem proporcionar a interação entre estudantes e orientadores. Por fim, apresentaremos um relato de experiência de uma estudante sobre a produção de pesquisa no contexto da EAD. Também apontamos as oportunidades de contribuição para a produção de conhecimento e para a melhoria da qualidade do ensino. Em conclusão, a IC na EAD desempenha um papel de destaque na formação acadêmica dos estudantes. Ao fomentar o espírito investigativo e o desenvolvimento de competências científicas, a pesquisa científica contribui para a construção de uma sociedade mais crítica, inovadora e fundamentada em evidências.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Peres Oliveira, M., & Sarvodelli Versolato, M. (2024). Educação a Distância e iniciação científica:: possibilidades de pesquisa no curso de pedagogia EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.700

Edição

Seção

Relatos de Experiência