Ser Gestor SUS — Apoio à qualificação da gestão municipal do Sistema Único de Saúde:
educação interprofissional a distância
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.678Palavras-chave:
Educação a distância. Capacitação de gestores municipais de saúde. Educação permanente.Resumo
OBJETIVO: destacar a proposta de educação interprofissional a distância no curso Ser Gestor SUS e a contribuição dos conteúdos disponibilizados em teleaulas em espaços de educação permanente em saúde em todas as regiões do Brasil durante o período da pandemia de covid-19.
MÉTODO: direcionamento das análises a partir do conhecimento da proposta do projeto instrucional do curso, considerando a revisão teórica, uma análise quanti-qualitativa dos acessos dos alunos aos recursos educacionais (teleaulas) contextualizada ao momento de crise sanitária.
CONCLUSÃO: o curso Ser Gestor SUS foi uma iniciativa inédita em educação interprofissional no âmbito da saúde pública no país, inclusiva e de grandes proporções graças à adoção da modalidade de Educação a Distância e o comprometimento dos profissionais da saúde pública, contabilizando 13875 participantes (69,38% da expectativa de 20 mil inscrições). O conteúdo disponibilizado abordou temas significativos, visando uma formação crítica, cidadã e de gestão colaborativa necessárias
à tomada de decisão para a superação dos diversos desafios na área da saúde.
Downloads
Referências
ALMEIDA, V. O.; SILVA, H. T. H.; BONAMIGO, A. W. Aprendizagem Baseada em
Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma
Revisão Integrativa. Rev. Bras. Aprend. Aberta. 2018; l: e024
DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.24
BARROS, R. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O
dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educação e Pesquisa [online].
2018, v. 44 [Acessado 9 outubro 2022], e173244. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844173244 ISSN 1678-4634.
BIELSCHOWSKY, C.; MASUDA, M. O. Permanência dos estudantes nos cursos do
Consórcio Cederj. Rev. Bras. Aprend. Aberta. 2018; l: e303
BLANCO, F. S.; LACERDA, L. C. P. Por uma expansão da EAD acompanhada das
metodologias ativas: principais dificuldades e possíveis caminhos. Rev. Bras. Aprend.
Aberta. 2020;1:e-388.
BRANCO, L. S. A.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Evasão na educação a distância:
pontos e contrapontos à problemática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação
Superior (Campinas) [online]. 2020, v. 25, n. 01 [Acessado 8 Outubro 2022], pp. 132-
154. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000100008>. Epub 22
Maio 2020. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000100008.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.
DECRETO Nº. 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade
Aberta do Brasil. 2006.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.
DECRETO Nº 7.589, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011. Institui a Rede e-Tec Brasil. 2011.
CAMPOS, G. W. S; BEDRIKOW, R.; SANTOS, J. A.; TERRA, L. S. V.; FERNANDES,
J. A.; BORGES, F. T. Direito à saúde: o Sistema Único de Saúde (SUS) está em risco?
Interface. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO 2016; 20(56):261-6. DOI:
10.1590/1807-57622015.0409.
Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2019/2020 =
Censo EAD.BR: analytic report of distance learning in Brazil 2019/2020/[organização]
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; Camila Rosa (tradutora).
Curitiba: InterSaberes, 2021. Disponível em:
https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2019_PORTUGUES.pdf. Acesso em:
08/10/2022.
GASQUE, K. C. S.; RODRIGUES, M. M. S.; LEMOS, A. F.; ARAÚJO, D. G. Sistema
UNA-SUS como ferramenta de democratização da Educação Permanente em Saúde:
perfil dos usuários e capilarização dos cursos autoinstrucionais. Rev.Bras. Aprend.
Aberta.2020;I
GOTTEMS, L. B. D., CAMILO, L. DE P., MAVROT, C., MOLLO, M. DE L. R. As
reformas dos sistemas de saúde da América Latina: influências neoliberais e desafios aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cien Saude Colet [periódico na internet]
(2021/Jun). [Citado em 04/10/2022]. Está disponível em:
http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/as-reformas-dos-sistemas-de-saude-daamerica-latina-influencias-neoliberais-e-desafios-aos-objetivos-de-desenvolvimentosustentavel/18089
MAIA, M.; SILVA, G. A. Educação corporativa a distância na era da transformação
digital. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/issue/view/25. Acesso
em: 10 nov 2022. Rev. Bras. Aprend.Aberta.2020; I: e38 8Edição v. 21 n. 1 (2022):
Volume único.
MARQUES, A. J. S.; MENDES, E. V.; SILVA, J. A.; SILVA, M. V. C. P. O choque de
gestão na saúde em Minas Gerais / organizado por Antônio Jorge de Souza Marques [et
al.]. Belo Horizonte: Secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais, 2009. 324 p. il. ISBN
978-85-89239-61-5
MARQUES, A. J. S.; MENDES, E. V.; LIMA, H. O. O Choque de Gestão em Minas
Gerais: resultados na Saúde / organizado por Antônio Jorge de Souza Marques [et al.].
Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 2010. 360 p. il. ISBN
978-85-89239-63-9
MEDEIROS, R. C.; PINTO, B. C. T.; SALVADOR, D. F. Abordagem, Métodos e Perfil
de Trabalho Docente para o Ensino de Biologia Molecular na Educação Básica: Relatos
de Professores em um Curso de Formação Continuada On-line. ev. Bras.
Aprend.Aberta.2020;I: e388.
MENDES, M. C.; LOPES, V. C.; SOUZA, H. A.; VIANA, D. G.; BUENO, S. V.
Andragogia, métodos e didática do ensino superior: novo lidar com o aprendizado do
adulto na EAD. Revista Gestão & Saúde, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1366–1377, 2012.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165. Acesso em: 4
out. 2022.
MINAS GERAIS. Escola de Saúde Pública. Revista Canal Minas Saúde: nos bastidores
da educação em saúde, Belo Horizonte: ESP – MG, 2014
PACHECO, H. F.; GURGEL JÚNIOR, G. D.; SANTOS, F. A. S.; FERREIRA, S. C. C;
LEAL, F. M. M. organizações sociais como modelo de gestão da assistência à saúde em
Pernambuco, Brasil: percepção de gestores. Revista Interface – Comunicação, Saúde,
Educação, 20 (58), 585-595. 2016.
PRADO, N. M. de B. L..; LUAN PEREIRA CAMPOS DOS SANTOS, H.; OLIVEIRA,
J. S. Gestão e governança em saúde: um ensaio sobre conceitos aplicados aos estudos
nacionais. Revista Gestão & Saúde, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 211–227, 2020. DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v11i2.29964 disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/29964. Acesso em: 4 out. 2022.
PUGLIESE TONELOTTO, D.; CROZATTI, J.; MACEDO DE MORAES, V.;
RIGHETTO, P. Hospitais de alta complexidade do estado de São Paulo: Uma análise
comparativa dos níveis de eficiência obtidos pelos modelos de gestão de Administração
Direta e de organização Social. Administração Pública e Gestão Social, vol. 11, núm. 4,
2019. Universidade Federal de Viçosa, Brasil. Disponível em:
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=351560525003
RUFINI, S. E; FERNANDES, J. G.; BIANCHINI, L. G. B.; ALLIPRANDINI, P. M. Z.
Versão Brasileira do Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ): Evidências
de Validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], v. 37, 2021.
DOI:10.1590/0102.3772e37547. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18914. Acesso: 05/10/2022.
SAAS (2018). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em
Métodos e Gestão em Avaliação. SAAS [recurso eletrônico]: Sistema de Avaliação e
Acompanhamento de Cursos: relatório das avaliações 2018/1 e 2018/2 / Renato
Cislaghi.[et.al.].
Consulta:http://moodle.saas.etec.ufsc.br/moodle/mod/folder/view.php?id=4. Obtido
em:10/10/2022.
SHIMIZU, L.; VERONEZI, R. J. B. Administração da Saúde Pública por Organizações
Sociais (OS): caminhos para a gestão. Revista Gestão & Saúde, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 132–
146, 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/gs.v11i2.31417 disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/31417. Acesso em: 4 out. 2022.
SHIMIZU, H. E.; SILVA, E. N.; MESQUITA, M. S.; RAMOS, M. C.; RAMALHO,
W.M., SCHIERHOLT, S. R.; JÚNIOR, N. B; CRUZ, M. S. O protagonismo dos
Conselhos de Secretários Municipais no processo de governança regional. Cien Saude
Colet [periódico na internet] (2016/Nov). [Citado em 04/10/2022]. Está disponível em:
http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-protagonismo-dos-conselhos-desecretarios-municipais-no-processo-de-governanca-regional/15980
SILVA, A. N.; SANTOS, A. M. G.; CORTEZ, E. A.; CORDEIRO, B. C. Limites e
possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão
integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, DOI: 10.1590/1413-81232015204.17832013,
v.20, n. 4, 2015.
SILVA, A. R. L.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Diretrizes para concepção de cursos
em EAD. Rev. Bras. Aprend. Aberta. 2020;1:e320.
SILVEIRA, D. P.; SCHEFFER, D. C. D.; LORENZETTI, L. METODOLOGIAS
ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM CAMINHO
POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. DI@LOGUS, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 51–
62, 2022. DOI: 10.33053/dialogus. v10i3.698. Disponível em:
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/698. Acesso em:
5 out. 2022.
SOUZA, M. T.; JARDIM, A. L. P.; PÔRTO Júnior, F. G. R. Evasão e permanência na
educação a distância: fatores que influenciam a permanência de estudantes do Curso
Técnico de Meio Ambiente da REDE E-TEC/IFTO. Unisul, Tubarão, v.10, n. Especial,
p.97-112, Jun/Dez2016. ttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index
TODOROV, J. C.; MOREIRA, M. B.; MARTONE, R. C. Sistema personalizado de
ensino, educação à distância e aprendizagem centrada no aluno. Psicologia: Teoria e
Pesquisa [online]. 2009, v. 25, n. 3 pp. 289-296. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002>. Acesso em: 5 outubro 2022.
UAB. Portal Universidade Aberta do Brasil. UAB. Ministério da Educação. Disponível
em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacaoa-distancia Acesso em 09 out. 2022.
UNA-SUS (2022) Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Disponível em:
< https://www.unasus.gov.br/>. Acesso em: 10 out 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.