Emoções de Usuários frente a Vídeos Educacionais

um estudo de caso voltado à construção de orientações para a produção de MOOCs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.675

Palavras-chave:

emoções, vídeos educacionais, MOOCs

Resumo

Nas últimas décadas, tem sido notável o crescimento de práticas de educação online, voltadas à promoção de diferentes conhecimentos e também à capacitação profissional. Nesse cenário, os cursos online, massivos e abertos (conhecidos pela sigla MOOCs) passaram a ter maior visibilidade. Nessa modalidade, há centralidade, no design pedagógico, da presença de vídeos educacionais. Por outro lado, existem estudos que caracterizam como fundamental o papel das emoções, capazes de acelerar ou perturbar o processo de aprendizagem. Diante disso, este estudo visa analisar as percepções e emoções dos usuários ao assistirem vídeos disponibilizados em um MOOC, visando a definição de orientações para quem pretende desenvolver vídeos para MOOCs. A pesquisa se deu em quatro etapas, sendo a primeira de revisão bibliográfica e definição do método para inferência das emoções. O método escolhido foi a análise das expressões faciais, através da utilização da ferramenta online EZ-MMLA ToolKit, que realiza a captura da imagem e definição das emoções, considerando as emoções básicas e a aplicação de um questionário adaptado do AEQ (Achievement Emotions Questionnaire), que visa avaliar as emoções vivenciadas durante tarefas educacionais. Posteriormente, foi realizada a avaliação das emoções e percepção dos usuários ao assistir os vídeos. A terceira etapa foi a análise dos dados e, por fim, a definição de orientações sobre a criação de vídeos para MOOCs. Em termos gerais, foi possível definir que o vídeo melhor aceito, entre os apresentados, foi o que mostra um tutorial e o menos aceito foi o que apresenta narração por voz sintética. Outras observações apresentadas pelas percepções dos participantes quanto aos vídeos analisados enfatizam a necessidade de um número maior de exemplos com imagens, menor quantidade de informação (vídeos de duração curta), retirar fundo musical e, como ponto positivo, a presença de avatar e a postura de quem passa as informações.

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Biografia do Autor

Vitória Vasconcellos da Luz, Universidade Federal do Pampa

Analista de sistemas, técnica de tecnologia da informação na Unipampa. Mestre em Ensino pela Unipampa. Membro do Grupo de Pesquisa GAMA (Grupo sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação).

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa

Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa e do curso de Engenharia de Computação. Membro do Grupo de Pesquisa GAMA (Grupo sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação).

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa e do curso de graduação Letras - Línguas Adicionais. Líder do Grupo de Pesquisa GAMA (Grupo sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação).

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

Vasconcellos da Luz, V., Dutra Piovesan, S., & Brasil Irala, V. . (2023). Emoções de Usuários frente a Vídeos Educacionais: um estudo de caso voltado à construção de orientações para a produção de MOOCs. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.675

Edição

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