Análise da Política de Implementação da EaD em Cursos de Graduação Presencial

o caso da PUC Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.666

Palavras-chave:

Educação a distância. Políticas Educacionais. PUC Goiás. Educação Superior.

Resumo

O objeto da presente investigação, é buscar compreender como a modalidade de Educação a distância (EaD) tem sido inserida na educação superior presencial, especificamente nos cursos de graduação da PUC Goiás. A pesquisa tem como base metodológica o levantamento bibliográfico e pesquisa documental de investigação qualitativa.  O objetivo do trabalho foi analisar o processo de implementação da modalidade a distância nos cursos de graduações presenciais da PUC Goiás. O artigo trata dos resultados de um estudo de caso da PUC Goiás a partir da percepção dos/as coordenadores/as de cursos que aderiram ao percentual de ensino a distância permitido por lei. A análise dos dados é realizada de forma a articular a leitura dos documentos com o referencial teórico estudado e as entrevistas dos/as coordenadores/as de cursos via análise de conteúdo. Entende-se que os movimentos das políticas educacionais são carregados de intencionalidade e expressam a visão de sociedade defendida a cada momento histórico e que a compreensão deste, permite melhor posicionamento e contribuições na área da educação.  Os resultados mostraram que não basta a legislação direcionar para o uso da tecnologia na educação, é preciso muito mais. Além da disponibilização de recursos e suporte técnico, importa sobremaneira o preparo do professor para saber lidar com os novos desafios e fazer um planejamento adequado, considerando as particularidades da modalidade EaD, atuando como o mediador do processo ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Dutra Mesquita, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Formação inicial em Pedagogia pela PUC Goiás. Mestre e Doutora em educação pela PUC Goiás na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Legislação e Economia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, avaliação institucional, gestão, financiamento da educação e políticas públicas. Atualmente é professora da PUC Goiás na Graduação, Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC Goiás e integra o Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Educação da PUC Goiás. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar htpp://gppege.por.br.

Dilma Rezende Silva, PUC Goiás

Mestre em Educação pela PUC Goiás. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás – Bacharel (2000) e Licenciatura plena. Atualmente é professora e atua no Centro Universitário Goyazes (UniGOYAZES). Tem experiência na área de Educação, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, com ênfase em Educação a Distância.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Dutra Mesquita, M. C. das G., & de Rezende Silva, D. M. (2023). Análise da Política de Implementação da EaD em Cursos de Graduação Presencial: o caso da PUC Goiás. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.666

Edição

Seção

Artigos Originais