Curadoria de Conteúdo na EAD:
Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.665Palavras-chave:
Educação a distância, Ensino Superior, Gestão Educacional, Curadoria de ConteúdoResumo
Dados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial.
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