Curadoria de Conteúdo na EAD:

Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.665

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino Superior, Gestão Educacional, Curadoria de Conteúdo

Resumo

Dados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial.

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Biografia do Autor

Daiana Rocha, Universidade Fernando Pessoa

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto - Portugal - 2022), Mestre em Educação pela ULBRA (2014), Especialista em Gestão Educacional pela PUC-RS (2011) e Pedagoga com Habilitação em Orientação Educacional e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela ULBRA (2009). Tem experiência há mais de 10 anos como professora da Educação a Distância, trabalhou também com Educação Infantil, Orientação Educacional/Profissional, Assessoria Pedagógica e Produção de Conteúdo para a EaD. Faz parte do Conselho Editorial do Portal Desafios da Educação, é membro associada da ABED e autora do livro Aprendizagem Digital: Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional. Atualmente é Gerente Acadêmica EAD na +A Educação - Unidades de Negócios SAGAH e Mais Campus. Assim como, professora convidada em Cursos de Pós-Graduação de diferentes instituições de ensino superior nas Áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Negócios Digitais e Educação.

Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa

Luis Borges Gouveia has a Habilitation in Industrial Management from University of Aveiro, a PhD in Computing Science from the University of Lancaster, UK, a MSc in Electronic and Computers Engineering from the University of Porto and a degree in Applied Mathematics / informatics from the University Portucalense.
Full Professor at University Fernando Pessoa, Science and Technology Faculty. His main teaching areas are information systems, systems analysis, information management and digital transformation. His research interests are related with how the digital can enhance human life, mainly regarding issues on information management.

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Publicado

2024-01-23

Como Citar

Rocha, D., & Borges Gouveia, L. (2024). Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.665

Edição

Seção

Artigos Originais