Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.660Palavras-chave:
Interações contingentes, Fórum de Discussão, Construção de ConhecimentosResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Diário Oficial da União: ed. 187, seção 1, p. 63, 01 out. 2021.
David, P. B. Interações contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza - CE, 2010.
DAVID, P. B.; GREEN, J. L.; SANTOS, V. E. C. dos. Contextos de Aprendizagem para Interações Contingentes em Fóruns de Discussão Online: uma Investigação à Luz da Etnografia Interacional. IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020). Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).
DAVID, P. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Sistema de Análise de Interações Contingentes: uma contribuição para práticas interativas em cursos à distância Revista e-Curriculum, vol. 8, núm. 1, abril, 2012, pp. 1-28 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil.
DAVID, P. B.; NÓBREGA, P. P.; SOBRAL, B. S.; GARCIA, I. A. Formação de Professores Universitários na COVID-19: o diálogo Freireano na Plataforma Google Classroom. Revista Paidéi@. Unimes Virtual. v. 13, nº 24, jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/index Acesso em 01 mai. 2022.
ETIENNE, C. W. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: University Press, 1998.
MACHADO, R. S.; FORNO, L. F. D.; ALMEIDA, I. C. O uso de ferramentas tecnológicas como comunidades de práticas por docentes de uma rede particular de ensino. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 25, pp. 21-30, 2020. doi: 10.24215/18509959.25.e02
PORTELA, S. S.; MILL, D. Prototipagem de software para construção de instrumentos avaliativos multimodais de aprendizagem baseados em vídeo para uso em EAD. Educação e Tecnologias. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018.
RODRIGUES NETTO, M. Comunicação: mídias, temporalidade e processos sociais 2. Organizador: Miguel Rodrigues Netto. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
SALGADO, R. Ferramentas digitais, chat e fórum, em tutoria on-line em educação a distância. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 8, n. 1, p. 109-129, jan./jun. 2021.
SOUSA, F. A.; OLIVEIRA, I. B. Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 2, p.106-126, mai./ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923>. Acesso em: 20 Ago. 2022.
VASCONCELOS, A.; HEIDRICH, G. Sem medo dos grupos de WhatsApp dos pais. Gestão Escolar. ano 8, nº 52, novembro 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8143/sem-medo-dos-grupos-de-whatsapp-dos-pais Acesso: 01 ago. 2022.
VYGOTSKY, L. S. (2008) Formação Social da Mente. 6.ed.- São Paulo: Martins Fontes.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.