Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.660

Palavras-chave:

Interações contingentes, Fórum de Discussão, Construção de Conhecimentos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as mensagens de um fórum de discussão online de uma disciplina do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional de uma universidade pública federal brasileira, ministrada na modalidade híbrida, com o intuito de verificar a manifestação de interações contingentes, por meio de seus elementos linguísticos e cognitivos. O referencial teórico da pesquisa baseia-se no conceito de interações contingentes e de comunidades de prática, mediadas pelas TDIC. O estudo consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa com base nos dados resultante da aplicação das categorias Textualização e Aprendizagem do Sistema de Análise de Interações Contingentes (SAIC), conforme David e Castro Filho (2012). Tal sistema busca identificar interações que refletem um maior engajamento dos participantes e um contexto mais favorável ao aprendizado. O fórum contou com a participação da professora, nove alunos e o mediador (também aluno da turma), perfazendo um total de 31 mensagens. Os resultados demonstraram algumas variações na forma de escrita dos participantes, em termos de clareza e coerência. Ademais, apresentou fragilidades no direcionamento das mensagens ao grupo, além da falta de negociação de significados durante o debate, o que pode constituir um obstáculo para o avanço dos conhecimentos dos estudantes.  

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Biografia do Autor

Mateus Brito, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Graduado em Pedagogia e Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica e Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especalista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo da UFC.

Herbert Lima, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce.

Priscila David, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) com Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Priscila é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC). Neste Instituto, atua também no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Coordenou durante oito anos a Formação Inicial de Tutores a Distância (2007-2015), dentro do Setor de Processos Pedagógicos, e segue atuando na Formação de Professores da UFC para o desenvolvimento de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância e Ensino Remoto. Desenvolve pesquisas interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia, Linguística, Tecnologias e Ciência da Informação, as quais investigam o estabelecimento de interações contingentes em processos educacionais a distância, como também o desenvolvimento de conteúdos digitais para a Educação numa perspectiva dialógica e crítica. Atualmente coordena o Projeto Universal N° 422593/2021-4 do CNPq intitulado Avaliação do Ensino Remoto na Educação Infantil durante a Pandemia da COVID-19: um Estudo Etnográfico sob a ótica das Famílias e Perspectivas Futuras.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

Brito, M., Lima Vasconcelos, F. H., & Barros David, P. (2023). Interações Contingentes e a formação de uma Comunidade de Prática em um Fórum de Discussão online . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.660

Edição

Seção

Artigos Originais