ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL: EDUCAÇÃO ONLIFE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Eliane Schlemmer UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.559

Palavras-chave:

educação, prática pedagógica, pandemia

Resumo

Este artigo se vincula a Atividade Acadêmica Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital (AA-EAMD), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS –, no contexto
da pesquisa Transformação digital na educação: ecossistemas de inovação em contexto híbrido e multimodal1. O objetivo principal foi desenvolver Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG) (SCHLEMMER, 2018), a partir da problematização do mundo presente (pandemia), a fim de contribuir com o momento atual da educação. O desenho metodológico da AA foi inspirado no método cartográfico de pesquisa-intervenção (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009; KASTRUP; TEDESCO; PASSOS, 2015), enquanto prática pedagógica intervencionista. A proposta consistiu em experimentar os movimentos da cartografia, associados à metodologia inventiva PAG, instigando a inventividade na perspectiva da construção de uma educação OnLIFE. A observação, diário de percurso com registros em foto, áudio, texto e vídeo, fóruns, autoavaliação, avaliação por pares e avaliação do professor foram os elementos apropriados para o acompanhamento e avaliação da aprendizagem. Como resultados, a experiência contribuiu para ressignificar o habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia, propiciando transformações necessárias para uma educação OnLIFE. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DI FELICE, M. Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. São Paulo: Annablume, 2009.
______. Redes sociais digitais, epistemologias reticulares e a crise do antropomorfismo social. Revista USP, n. 92, p. 6-19, 2012.
______. Depois da metrópole, as redes info-ecológicas e o fim da experiência urbana. Revista de Comunicação e Linguagens, n. 48, 2018.
FLORIDI, L. The onlife manifesto. New York: Springer, 2015.
KASTRUP, Virginia. Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus. Informática na educação: teoria & prática, v. 13, n. 2, 2010.
KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LOPES, Daniel; SCHLEMMER, Eliane. Redes Sociais Digitais, socialidade e MDV3D: uma perspectiva da tecnologia – conceito ECODI para a Educação Online. In: Redes sociais e educação: desafios contemporâneos. 18 CIAED. EdiPUCRS, 2012. Disponível em: <http://www.ead.pucrs.br/ebook-ricesu2012/unisinos2.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane . Por um novo paradigma de Educação Digital ONLIFE. Ozarfaxinars, v. 91, p. 1-5, 2020.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, 2014.
SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 1, p. 42-69, 2018.
SCHLEMMER, Eliane. Da linguagem logo aos espaços de convivência híbridos e multimodais: percursos da formação docente em tempos de humanidades digitais. In: Mill, D.; Dias-Trindade, S. (Org.). Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 125-158, 2019.
SCHLEMMER, Eliane. A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania. Relatório de Pesquisa. 2020.
SCHLEMMER, Eliane; DI FELICE, Massimo; SERRA, Ilka. Educação Onlife: A Dimensão Ecológica das Arquiteturas Digitais de Aprendizagem. Educar em Revista, 2020. (no prelo).
SCHLEMMER, Eliane; MORGADO, L. ; MOREIRA, José A . Transformação Digital e Humanidades: educação e comunicação em movimento (PRINT TDH). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 11, p. 764-790, 2020.

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Schlemmer, E. (2021). ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL: EDUCAÇÃO ONLIFE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.559