POR UMA EXPANSÃO DA EAD ACOMPANHADA DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Principais Dificuldades e Possíveis Caminhos
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.517Palavras-chave:
Educação a Distância., Metodologias ativas., Ensino-aprendizagemResumo
Nos últimos anos, principalmente no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19 e às medidas de isolamento social dela decorrentes, a Educação a Distância (EaD) ganhou ainda mais notoriedade e discussão dentro do espaço acadêmico. Um dos temas mais presentes nessas discussões diz respeito ao uso das metodologias ativas em seu processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, conforme pesquisas demonstram, é perceptível a existência de dificuldades na implementação dessas metodologias ativas na EaD, que colocam em risco o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e viabilizam a reprodução da forma de ensino tradicional, na qual o professor assume um papel de portador e transmissor do conhecimento. Com a corrente transposição imediata do ensino presencial para o ensino a distância, tal cenário pode vir a se.
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