POR UMA EXPANSÃO DA EAD ACOMPANHADA DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Principais Dificuldades e Possíveis Caminhos

Autores

  • Felipe de Souza Blanco Universidade Federal Fluminense
  • Lohania Clíssia Pereira Lacerda Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.517

Palavras-chave:

Educação a Distância., Metodologias ativas., Ensino-aprendizagem

Resumo

Nos últimos anos, principalmente no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19 e às medidas de isolamento social dela decorrentes, a Educação a Distância (EaD) ganhou ainda mais notoriedade e discussão dentro do espaço acadêmico. Um dos temas mais presentes nessas discussões diz respeito ao uso das metodologias ativas em seu processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, conforme pesquisas demonstram, é perceptível a existência de dificuldades na implementação dessas metodologias ativas na EaD, que colocam em risco o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e viabilizam a reprodução da forma de ensino tradicional, na qual o professor assume um papel de portador e transmissor do conhecimento. Com a corrente transposição imediata do ensino presencial para o ensino a distância, tal cenário pode vir a se.

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Publicado

2021-04-08

Como Citar

de Souza Blanco, F., & Clíssia Pereira Lacerda, L. (2021). POR UMA EXPANSÃO DA EAD ACOMPANHADA DAS METODOLOGIAS ATIVAS: Principais Dificuldades e Possíveis Caminhos. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.517