UTILIZAÇÃO DE TREINAMENTO GAMIFICADO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.516Palavras-chave:
Gamificação no ensino; Treinamento gamificadoResumo
Além dos desafios contemporâneos relacionados à motivação dos alunos e à adequação de metodologias e estratégias ao mundo digital, a recente pandemia de COVID-19 e o consequente isolamento social trouxeram à educação novas implicações: a impossibilidade de aulas presenciais destacou a necessidade de se repensarem o ensino a distância e as técnicas de didáticas digitais. Dentro desse contexto, elaborou-se um treinamento gamificado, com o objetivo de prover capacitação rápida e acessível em métodos e linguagens digitais para professores em âmbito nacional. O foco do presente trabalho foi expor, sob o ponto de vista de profissionais da educação, a avaliação da ferramenta criada. Os dados obtidos a partir desta pesquisa demonstraram uma taxa de retenção de concluintes que gira em torno do dobro da média nacional para cursos a distância em geral. Adicionalmente, a análise do feedback dos participantes concluintes indica forte preferência por treinamentos gamificados em detrimento de treinamentos tradicionais on-line, devido, principalmente, aos fatores de entretenimento, interatividade e inovação na forma de aprendizagem.
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