UTILIZAÇÃO DE TREINAMENTO GAMIFICADO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Melissa Schleich Fundação Getulio Vargas - EAESP (Mestranda)
  • Sabrina Araujo Universidade São Judas

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.516

Palavras-chave:

Gamificação no ensino; Treinamento gamificado

Resumo

Além dos desafios contemporâneos relacionados à motivação dos alunos e à adequação de metodologias e estratégias ao mundo digital, a recente pandemia de COVID-19 e o consequente isolamento social trouxeram à educação novas implicações: a impossibilidade de aulas presenciais destacou a necessidade de se repensarem o ensino a distância e as técnicas de didáticas digitais. Dentro desse contexto, elaborou-se um treinamento gamificado, com o objetivo de prover capacitação rápida e acessível em métodos e linguagens digitais para professores em âmbito nacional. O foco do presente trabalho foi expor, sob o ponto de vista de profissionais da educação, a avaliação da ferramenta criada. Os dados obtidos a partir desta pesquisa demonstraram uma taxa de retenção de concluintes que gira em torno do dobro da média nacional para cursos a distância em geral. Adicionalmente, a análise do feedback dos participantes concluintes indica forte preferência por treinamentos gamificados em detrimento de treinamentos tradicionais on-line, devido, principalmente, aos fatores de entretenimento, interatividade e inovação na forma de aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Melissa Schleich, Fundação Getulio Vargas - EAESP (Mestranda)

Melissa Schleich é licenciada pela Universidade de São Paulo em Ciências Biológicas e tem cerca de 10 anos de experiência em ensino de biologia, línguas e teatro.  Atualmente é mestranda em Finanças e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Em 2019, Melissa fundou a start-up 15min Futuro, com foco em técnicas e linguagem digital de ensino.

Sabrina Araujo, Universidade São Judas

Sabrina é formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Direito Internacional pelo IBMEC-SP e atualmente cursa graduação em Direito pela Universidade São Judas Tadeu. É pesquisadora em EAD (pelo PET – MEC) e tem experiência em linguagem audiovisual, storytelling e técnicas de roteiro para diversas mídias.

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Publicado

2021-04-08

Como Citar

Velasco Schleich, M., & Araujo Pinto, S. (2021). UTILIZAÇÃO DE TREINAMENTO GAMIFICADO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.516