ASSESSORAMENTO ESTUDANTIL NA EAD POR MEIO DA ABP E GAMIFICAÇÃO: QUESTIONANDO A AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ATIVA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.504Palavras-chave:
Orientação educacional. Ensino superior. Metodologias ativasResumo
Os primeiros meses dentro de uma instituição de ensino superior podem ser uma experiência engrandecedora, mas também assustadora. Em meio à pandemia de Covid-19, a metodologia presencial foi substituída pela Educação a Distância de um dia para o outro, e muitos estudantes de nível superior, considerados foco deste artigo, viram-se completamente independentes no gerenciamento de seus estudos, o oposto do que os sistemas educacionais pregaram por séculos. Através de uma pesquisa bibliográfica exploratória, o presente artigo objetiva destacar a relevância das metodologias ativas em consonância com o trabalho do orientador educacional na atuação direta de suporte e acolhimento acadêmico, já que ambos fomentam o desenvolvimento de competências dos estudantes, assim como a autonomia educacional, por meio do engajamento no processo de ensino-aprendizagem, motivando-os, especialmente nesse período de “novo normal”.
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