INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DE EVASÃO NA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA MELHORAR A EFICÁCIA DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL POR MEIO DE METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM MEDIAÇÃO DE TIC
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.490Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projetos, Metodologias ativas, TIC, Motivação, Evasão, Graduação EaD, Educação a distância no BrasilResumo
A proposta do trabalho deste ensaio é refletir sobre as causas do abandono dos cursos on-line e identificar possíveis soluções para melhorar a eficácia das universidades no Brasil. Observou-se a contribuição do modelo educacional de e-learning baseado em metodologias ativas mediadas pelas TICs, como é o caso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e possíveis impactos para melhorar a motivação dos alunos e reduzir o índice de evasão. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma pesquisa teórica para identificar as pesquisas já realizadas sobre o tema do abandono, com ênfase na América Latina e no Brasil, aprofundando as inter-relações com as questões observadas neste estudo e possíveis estratégias de aprendizagem que aumentem a eficácia da aprendizagem, a motivação dos alunos e a redução do abandono. Por fim, o ensaio foi bastante enriquecedor, pois foi possível identificar soluções para melhorar a eficácia das universidades na oferta de serviços educacionais
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