INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DE EVASÃO NA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA MELHORAR A EFICÁCIA DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL POR MEIO DE METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM MEDIAÇÃO DE TIC

Autores

  • Wildenilson Sinhorini Vieira da Silva Hoper Educação

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.490

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos, Metodologias ativas, TIC, Motivação, Evasão, Graduação EaD, Educação a distância no Brasil

Resumo

A proposta do trabalho deste ensaio é refletir sobre as causas do abandono dos cursos on-line e identificar possíveis soluções para melhorar a eficácia das universidades no Brasil. Observou-se a contribuição do modelo educacional de e-learning baseado em metodologias ativas mediadas pelas TICs, como é o caso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e possíveis impactos para melhorar a motivação dos alunos e reduzir o índice de evasão. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma pesquisa teórica para identificar as pesquisas já realizadas sobre o tema do abandono, com ênfase na América Latina e no Brasil, aprofundando as inter-relações com as questões observadas neste estudo e possíveis estratégias de aprendizagem que aumentem a eficácia da aprendizagem, a motivação dos alunos e a redução do abandono. Por fim, o ensaio foi bastante enriquecedor, pois foi possível identificar soluções para melhorar a eficácia das universidades na oferta de serviços educacionais

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Publicado

2021-04-08

Como Citar

Silva, W. S. V. da . (2021). INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DE EVASÃO NA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA MELHORAR A EFICÁCIA DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL POR MEIO DE METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM MEDIAÇÃO DE TIC. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.490