Avaliação de Políticas Públicas para EaD no Brasil: Tendências nas Pesquisas Científicas (2006-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.48

Palavras-chave:

políticas públicas para EaD, ensino superior a distância, avaliação do ensino superior a distância, Universidade Aberta do Brasil, expansão do ensino superior.

Resumo

O presente estudo tem por tema a avaliação de políticas públicas para a educação a distância (EaD) no Brasil, estabelecendo como objeto de estudo a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem por objetivo a identificação de tendências nas pesquisas científicas realizadas sobre o tema no período compreendido entre 2006 e 2015 (primeiros 10 anos subsequentes à criação da UAB), fazendo parte de uma pesquisa mais ampla sobre avaliação de políticas públicas para EaD, contemplada na tese de doutorado intitulada “AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DIST NCIA NO BRASIL: possíveis relações entre a política de expansão e a avaliação da qualidade em EaD”. Para tanto, foram identificadas as pesquisas documentadas em teses e dissertações sobre o tema no período escolhido, bem como artigos científicos publicados nos principais periódicos da área. Foram identificadas 63 teses e dissertações e 12 artigos em periódicos. Após ser realizado o levantamento das publicações sobre o tema, as mesmas foram classificadas em Categorias, sendo identificadas as que são correlatas ao estudo proposto para a pesquisa em questão. O presente estudo serviu como aporte teórico para justificar a necessidade de se pesquisar o tema, bem como para suscitar o caráter de inediticidade.

Palavras-chaves: Ensino superior a distância. Avaliação do ensino superior a distância. Universidade Aberta do Brasil. Expansão do ensino superior.

 

Public Policies in Brazil: Tendencies in Scientific Research (2006-2015)

Abstract

The present study has as its theme the evaluation of public policies for distance education (EaD) in Brazil, establishing as object of study the Open University of Brazil (UAB). It aims to identify trends in scientific research carried out on the subject in the period between 2006 and 2015 (the first 10 years after the creation of the UAB), as part of a broader research on evaluation of public policies for EaD, contemplated in the Ph.D. thesis entitled "EVALUATION OF PUBLIC POLICIES FOR DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: possible relationships between expansion policy and quality assessment in EaD". In order to do so, the researches have identified thesis and dissertations on the topic during the chosen period, as well as scientific articles published in the main journals of the area. We identified 63 thesis and dissertations and 12 articles in journals. After the survey of the publications on the subject was carried out, they were classified into categories, being identified those that are related to the study proposed for the research in question. The present study served as a theoretical contribution to justify the need to research the subject, as well as to raise the character of the subject's originality.

 


Keywords: dDistance learning in academic degree. Evaluation of academic degree in distance learning. Open University of Brazil. Academic degree expansion.

 

Evaluación de Políticas Públicas para EaD en Brasil: Tendencias en las Investigaciones Científicas (2006-2015)

Resumen

El presente estudio tiene por tema la evaluación de políticas públicas para la educación a distancia (EaD) en Brasil, estableciendo como objeto de estudio la Universidad Abierta de Brasil (UAB). Se pretende identificar las tendencias en las investigaciones científicas realizadas sobre el tema en el período comprendido entre 2006 y 2015 (primeros 10 años después de la creación de la UAB), formando parte de una investigación más amplia sobre evaluación de políticas públicas para EaD, contemplada en la tesis De doctorado titulado "EVALUACIÓN DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN BRASIL: posibles relaciones entre la política de expansión y la evaluación de la calidad en EaD". Para ello, se identificaron las investigaciones documentadas en tesis y disertaciones sobre el tema en el período escogido, así como artículos científicos publicados en los principales periódicos del área. Se identificaron 63 tesis y disertaciones y 12 artículos en periódicos. Después de ser realizado el levantamiento de las publicaciones sobre el tema las mismas fueron clasificadas en categorías, siendo identificadas las que se correlacionan al estudio propuesto para la investigación en cuestión. El presente estudio sirvió como aporte teórico para justificar la necesidad de investigar el tema, así como para suscitar el carácter de ineditación del mismo.

Palabras clave: Enseñanza superior a distancia. Evaluación de la enseñanza superior a distancia. Universidad Abierta de Brasil. Expansión de la enseñanza superior.

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Biografia do Autor

Katia Cilene da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Áirido

Graduada em Informática pela URCamp, com especialização em Ciência da Computação – URCamp/UFRGS e Gestão Educacional pela URCamp/UFSM. Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE.
Em IES, possui experiência na URCAMP de Bagé-RS e de Alegrete-RS, na FAFICA de Caruaru, e na FG de Jaboatão dos Guararapes. Ministrou, na graduação, as disciplinas de Inteligência Artificial, Teoria dos Grafos, Redes de Computadores I e II, Fundamentos de Sistemas de Informação, Gerência de Informática, Auditoria de Sistemas, Trabalho de Conclusão de Curso e Tópicos Especiais de Computação II, para as turmas do curso de graduação em Informática e/ou Ciência da Computação; Introdução a Informática e Teoria Geral de Sistemas, para turmas do curso Tecnólogo em Sistemas de Informação; Análise de Sistemas II, Arquitetura de Sistemas e Sistemas Operacionais, Arquitetura e organização de Sistemas, para turmas do curso Técnico em Processamento de Dados. Em cursos de Pós-graduação Lato Sensu, possui experiência no Curso de Especialização em Engenharia de Software, da FAFICA, atuando como professora da disciplina de Sistemas de Informação Gerenciais e nos Cursos de Especialização em Gestão Educacional e em Coordenação Pedagógica, da FADEPE de Recife, atuando como professora das disciplinas de Avaliação e planejamento educacional e Currículo: trajetórias e tendências.
Atuou como Diretora dos Cursos Superiores Tecnológicos de Redes de Computadores e de Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade dos Guararapes, sendo responsável pela implantação destes. Como Diretora do Curso de Ciência da Computação, da Faculdade dos Guararapes. Possui experiência anterior em gestão do ensino superior como Coordenadora do Curso de Graduação em Informática da URCamp, campus universitário de Alegrete – RS. Atuou como Coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso, do Curso de Ciência da Computação da Faculdade dos Guararapes.
Ainda na área de Educação, atuou como professora de informática na Escola Jesus Alberico Costa Cabral – EJACC (pré-escola a 7ª série) e na Escola Antenor Gonçalves Pereira - EAGP (pré-escola ao ensino médio). Participou de projetos de inclusão digital desenvolvidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, como instrutora de informática básica.
Ministrou diversos cursos de extensão na área de computação e informática em instituições como SENAC – RS e Instituto Argentino de Computação – IAC.
Em EAD, possui experiência na Universidade Aberta do Brasil - UAB, tendo atuado como tutora virtual no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, nas disciplinas de Introdução a Educação a Distância e Laboratório de Informática; bem como nos cursos profissionalizantes da Secretaria de Meio Ambiente e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Sectma, atuando como professora executora da disciplina de inglês instrumental e como professora autora (conteudista) da disciplina de Educação a distância e informática, produzindo material didático impresso, vídeo-aulas e atividades para o ambiente virtual. Como designer instrucional, foi responsável de implementação, na plataforma Moodle, do Módulo de Ensinagem na Docência online: um olhar à luz das coreografias didáticas, na Pesquisa Interinstitucional “Formação para docência online” Coordenado pelo professor Marco Silva – UNESA.
É professora assistente da UFERSA desde out/2010, tendo ministrado as disciplinas de Tópicos em Informática, Introdução a Computação, Introdução a lógica, Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem Moodle, Introdução a Educação à Distância e Tenologias Assistivas e tendo coordenado o Subprojeto de Matemática a Distância do PIBID. Exerceu as coordenações do Núcleo de Educação à Distância, da Institucional da UAB e do Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica. É professora concursada para a disciplina de Introdução à EaD e cursa doutorado no Edumatec da UFPE.

Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, UFPE

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Pós-doutorado na área de Educação e Tecnologia na Universidade Aberta, em Portugal. Professora (Associado) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cultura digital, cultura maker, narrativas digitais e transmidiáticas, redes sociais, estudos culturais, EaD e formação de professores.

Querte Teresinha Conzi Mehlecke, FACCAT

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Taquara, RS; Pós-graduação em Educação Empresarial, FACCAT (1998); Pós-Graduação em Informática na Educação a Distância, UFRGS e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Realizou estágio de doutorado na Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. Realizando o Pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; EDUMATEC; Grupo de Pesquisa EDUCAT ? Laboratório de Pesquisa e Prática ? Educação, Metodologias e Tecnologias (UFPE/CNPq). Professora titular dos cursos de Graduação em Pedagogia; Administração, Ciências Contábeis Gestão Comercial, Sistemas para Web, Processos Gerenciais; Sistemas de Informação e Enfermagem da FACCAT, Taquara,RS. Foi professora no curso de Graduação em Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Tecnológica QI, Gravataí, RS. Foi também Coordena o Centro de Pesquisas Joseph Elbling, Faculdade Tecnológica QI, Gravataí,RS. Tutora dos Cursos de Pós-Graduação de Mídias na Educação, UFRGS, UAB. Coordenadora do Núcleo de Educação On-line das Faculdades Integradas de Taquara, RS. Foi Coordenadora do Projeto do CST em Redes de Computadores, Faculdade JK, Sete Lagoas, MG. Foi, professora de Informática Básica da Fatec Dental, CEEO, Igrejinha, RS e coordenou o Núcleo de Educação a Distância da Castelli ESH, Canela, RS. Tem experiência na área de Educação, Cursos Superiores presenciais e a distância nas áreas da administração; informática e Hotelaria. Disciplinas ministradas: Informática básica; Tecnologia da Informação Aplicada às Empresas; Gestão da TI; Sistemas de Informações Gerenciais; Negócios eletrônicos; Informática na educação; Sistemas informatizados de Hotel; Metodologia; Controle A&B; Controle de hospedagem; Comunicação; Projetos; Comunicação empresarial.; Seminários; Estágio; Fundamentos da Educação a Distância; Tecnologia da comunicação e informação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Informática Educativa desde 1998. Coordenadora, desde a primeira edição, do 22º Seminário de Educação, tecnologia e Sociedade, evento internacional atualmente na modalidade a distância. Coordena e ministra dos cursos de capacitação docente para o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula para professores universitários. Coordena e ministra cursos de extensão para Tutores, Capacitação pedagógica para EaD; Produção de materiais didáticos para EaD. Ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nas seguintes áreas: tecnologias de informação e comunicação; educação a distância, educação geral, projetos temáticos, teorias da aprendizagem, Internet, Mídias digitais; sistemas de informação, tecnologias educacionais, informática na educação,multimídia, metodologias e processos de avaliação presencial e a distância; desenvolvimento de objetos de aprendizagem; desenvolvimento e implementação de ambientes virtuais de aprendizagem; formação de professores. Avaliadora de cursos de Graduação presencial, a distância e institucional. Estudo sobre a formação docente e as metodologias ativas tais como: aprendizagem baseada em problemas; uso das TICs; aprendizagem ubíqua; aprendizagem por competência.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

da Silva, K. C., Gomes Pimenta de Carvalho, A. B., & Conzi Mehlecke, Q. T. (2018). Avaliação de Políticas Públicas para EaD no Brasil: Tendências nas Pesquisas Científicas (2006-2015). Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 17(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.48

Edição

Seção

Relatos de Experiência