O Virtual que marca Presença

Autores

  • Romero Tori

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.369

Resumo

A partir de experiências do autor em implantação e uso de tecnologias interativas no ensino superior, este artigo
discute questões relacionadas à incorporação de recursos virtuais na educação presencial. Após apresentação
das principais classes de ferramentas e recursos tecnológicos para Educação Virtual Interativa (EVI), são
identificados cinco níveis de utilização de tecnologia virtual na educação, abrangendo um espectro que vai do
paradigma totalmente presencial (nível zero) ao totalmente a distância (nível 4), e que passa pela ideal integração
de virtual e presencial (nível 2). São então discutidas possíveis estratégias de implantação, bem como problemas
e soluções, para uma instituição que se encontre no nível zero e pretenda atingir, gradativamente, os demais
níveis de virtualização da educação.

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Referências

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Publicado

2019-11-04

Como Citar

Romero Tori. (2019). O Virtual que marca Presença. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 2. https://doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.369

Edição

Seção

Artigos