Reconsiderando a Gestão da Educação a Distância a Partir da Análise das Vantagens dos Projetos de Transformação de Negócio por Meio de Processos e Digitalização: Foco nos Desafios e Oportunidades no Cenário Brasileiro

Autores

  • Andrea Dalforno
  • Lívia da Silva Modesto Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.32

Palavras-chave:

Educação a Distância. Gerenciamento de Processos de Negócios. Transformação de Negócios.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos particulares da gestão da Educação a Distância e demonstrar como a gestão por processos e os projetos de transformação de negócios podem agilizar, inovar e melhorar a eficácia das operações e a qualidade dos produtos e serviços. A pesquisa foi realizada com base nos conceitos de Business Process Management e Business Transformation, e análise do mercado do Ensino Superior, através da reflexão e compreensão das dificuldades enfrentadas e desafios da gestão no âmbito da modalidade de ensino a distância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, por método hipotético-indutivo, realizada através da observação, registro, análise e interpretação do cenário e mercado da Educação a Distância, focada no caráter subjetivo do objeto analisado, cujo estudo aborda as suas particularidades e experiências individuais. As informações e dados foram obtidos através do levantamento bibliográfico de publicações impressas e eletrônicas, principalmente dos três últimos Censos, Relatórios Analíticos da Educação Superior e, especificamente, da Educação a Distância. Esta pesquisa não propõe um modelo de gestão por processos, pois exige análise da estrutura e planejamento estratégico específicos de uma organização.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a distância. Gerenciamento de processos de negócios. Transformação de negócios.

 

Reconsidering the Management of Distance Education from the Analysis of the Advantages of Business Transformation Projects by means of Processes and Digitization: Focus on Challenges and Opportunities in the Brazilian Scenario.

ABSTRACT


This research aims to analyze particular aspects of distance education management and demonstrate how Business Process Management and Business Transformation projects can streamline, innovate and improve the effectiveness of operations, and product quality and service. The research was carried out based on the concepts of Business Process Management and Business Transformation, and analysis of the Higher Education market, through the reflection and understanding of the difficulties faced and management challenges in the scope of distance learning. This is a descriptive qualitative research, using a hypothetical-inductive method, accomplished through the observation, recording, analysis and interpretation of the scenario and market of Distance Education, focused on the subjective character of the analyzed object, whose study approaches its particularities and individual experiences. The information and data were obtained through a bibliographical survey of printed and electronic publications, mainly the last three Censuses, Analytical Reports of Higher Education and, specifically, Distance Education. This research does not propose a business process management model, because requires analysis of the structure and strategic planning of an organization.


Keywords: Distance education. Business process management. Business transformation.

 

Reconsiderando la Gestión de la Educación a Distancia a partir del Análisis de las Ventajas de los Proyectos de Transformación de Negocio a través de Procesos y Digitalización: Foco en los Desafíos y Oportunidades en el Escenario Brasileño

Resumen


Esta investigación tiene como objetivo analizar los aspectos particulares de la gestión de la educación a distancia y demostrar cómo la gestión de procesos y proyectos de transformación de negocio pueden optimizar, innovar y mejorar la eficacia de las operaciones y la calidad de los productos y servicios. La investigación se realizó en base a los conceptos de gestión de procesos empresariales y la transformación del negocio, y el análisis del mercado de la educación superior, a través de la reflexión y la comprensión de las dificultades y los retos de gestión en el ámbito de esta modalidad enseñanza. Se trata de una investigación cualitativa descriptiva, para el método hipotético-inductivo, llevado a cabo mediante la observación, registro, análisis e interpretación de lo escenario y el mercado de la educación a distancia, enfocado en el carácter subjetivo del objeto analizado, cuyo estudio aborda sus particularidades y experiencias individuales. La información y los datos se obtuvieron a través de publicaciones impresas y electrónicas, especialmente los últimos tres censos, informes analíticos de la educación superior y, específicamente, la educación a distancia. Esta investigación no propone un modelo de gestión de procesos, porque se requiere un análisis de la estructura y la planificación estratégica de una organización específica.


Palabras Clave: Educación a distancia. Gestión de procesos de negocio. Transformación de negocios.

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Biografia do Autor

Andrea Dalforno

Especialista/MBA em Administração / Gestão de Negócios, Especialista em Comunicação Visual, Bacharel em Educação Artística - habilitação em desenho com ênfase em computação gráfica

Lívia da Silva Modesto Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Geociências (IGEO/UFBA), Mestra em Contabilidade (CEPPEV), Especialista em Auditoria (CEPPEV8), Especialista em Impactos e Recuperação de Áreas Degradadas (UNIFACS), Graduada em Ciências Contábeis (UNIFACS) e em Administração de Empresas (Faculdade Batista Brasileira)

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Dalforno, A., & Rodrigues, L. da S. M. (2018). Reconsiderando a Gestão da Educação a Distância a Partir da Análise das Vantagens dos Projetos de Transformação de Negócio por Meio de Processos e Digitalização: Foco nos Desafios e Oportunidades no Cenário Brasileiro. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 17(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.32

Edição

Seção

Artigos Originais