As publicações em anais da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) de 2002 a 2012 sobre educação a distância analisadas sob a ótica da análise do comportamento
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.269Palavras-chave:
Educação a distância. Análise do Comportamento. B. F. Skinner. Fred Keller. ABPMC.Resumo
Ao longo dos anos, analistas do comportamento têm-se preocupado em propor novas tecnologias de ensino. Em função da atualidade das propostas de educação a distância, a presente pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições dos analistas do comportamento para a modalidade da educação a distância (EaD). Para tanto, foi realizada uma revisão dos anais dos encontros promovidos pela ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental – no período de 2002 a 2012. Os trabalhos deveriam atender a dois critérios sobre educação a distância, considerados pelo Decreto de nº 5.622 (BRASIL, 2005): 1) haver mediação entre professor e aluno por meio de tecnologias de informação e comunicação e 2) lugares e/ou tempos diversos para o desenvolvimento das atividades realizadas por professor e aluno. Os resultados demonstraram que, apesar do crescente aumento da utilização da EaD em nosso país, os analistas do comportamento não têm publicado expressivamente sobre o tema nos anais do maior encontro de profissionais dessa área no Brasil. Apenas doze artigos foram publicados nos dez anos do referido estudo que atendem aos critérios estabelecidos, sendo que os mesmos foram classificados por diversas categorias de análise no presente artigo.Downloads
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