Desenclausurando um rito de passagem: uma abordagem aplicada às defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso da primeira turma do Bacharelado em Administração Pública a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.266Palavras-chave:
Rito de passagem. Processo de orientação. Práticas pedagógicas em EaDResumo
Este trabalho visa apresentar, a partir da metodologia exploratória-descritiva, a evolu- ção do processo de orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pela primeira turma do Bacharelado em Administração Pública, ministrado na modalidade a distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trazendo para o contexto do trabalho os elementos que historicamente vêm compondo a discussão, na área da antropologia e etnologia, do processo ritualístico, suas tendências e elementos principais, o artigo busca compreender o TCC como parte de um rito acadêmico, em função do espaço no qual o aluno se insere, tratando-se especificamente de um rito de passagem pensado e elaborado para a estrutura e práticas pedagógicas de um curso de Administração Pública a distância. Dentre os primeiros resultados obtidos, destacam-se a definição e sistematização do processo de construção da pesquisa e trabalhos finais, tendo em vista principalmente as especificidades que foram identificadas no decorrer do curso. O artigo conta com um capítulo introdutório e um segundo capítulo que apresentam os rituais de passagem como conceito antropológico, outro que explicita a metodologia da pesquisa e um quarto capí- tulo que trata do processo de intervenção do TCC, seguido de considerações finais.Downloads
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