A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância

Autores

  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • José Ferrari Junior Centro Paula Souza de São Paulo.
  • Thaís Tenório Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB).

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.264

Palavras-chave:

Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação.

Resumo

O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_arttext>. Acesso em: 9 fev. 2015.

BARBOSA, C. M. A. M. A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 83-100, 2012. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2012/ARTIGO_07_v112012.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1998.

BARROS, J.; SOUZA, P. O fórum de discussão em EaD e a promoção da aprendizagem colaborativa: as estratégias interacionais utilizadas pelo tutor. In: HIPERTEXTO 2009, 2009, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: Cefet, 2009. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum-de-discussao-em-ead.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2015.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 117-142, abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200008>. Acesso em: 9 fev. 2015.

______. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BENETTI, K. C. et al. Atuação docente na educação a distância: uma análise das competências requeridas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14527/8469>. Acesso em: 11 fev. 2015.

BERNARDINO, H. S. A tutoria na EaD: os papéis, as competências e a relevância do tutor. Paidéi@, Santos, v. 2, n. 4, jul. 2011. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paide ia&page=article&op=view&path[]=166&pa th[]=171>. Acesso em: 11 fev. 2015.

BICALHO, R. N. M.; OLIVEIRA, M. C. S. L. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface, Botucatu, v. 16, n. 41, p. 469-483, abr./jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n41/aop2712.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2015.

BRUNO, A. R.; HESSEL, A. M. G. Os fóruns de discussão como espaços de aprendizagem em ambientes on-line: formando comunidades de gestores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: ABED, 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200712027PM.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2015.

CAMPOS, F. C. A.; COSTA, R. M.; SANTOS, N. Fundamentos da educação a distância, mídias e ambientes virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007.

COMPARIN, E. R. A. Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância: um estudo de caso. 2013. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

CORRÊA, J. Sociedade da informação, globalização e educação a distância. Rio de Janeiro: Senac, 2005.

FARIAS, S. C. Os benefícios das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de educação a distância (EaD). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 3, p. 15-29, ago./nov. 2013. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp. br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/3868/pdf_41>. Acesso em: 11 fev. 2015.

GERVAI, S. M. S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MAIA, C. Guia brasileiro de educação a distância. São Paulo: Esfera, 2002.

MAIA, M. C. O uso da tecnologia de informação para a educação a distância no ensino superior. 2003. 294 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Pós-Graduação em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

MENDONÇA, J. R. C. Competências eletrônicas de professores para educação a distância no ensino superior no Brasil: discussão e proposição de modelo de análise. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

MOODLE. Using Forum. 2014. Disponível em: <https://docs.moodle.org/28/en/Using_Forum>. Acesso em: 10 fev. 2015.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NARDOCCI, I. M.; CAMPOS, K. S. R. Interdiscurso e interação no fórum educacional digital. Intercâmbio, São Paulo, v. 24, p. 147-164, 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10119/7607>. Acesso em: 9 fev. 2015.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.

POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: SALGADO, M. (Ed.). Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2008.

RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P. Aprendizagem na educação a distância: dificuldades dos discentes na licenciatura em ciências biológicas na modalidade semipresencial. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4., 2007, Brasília. Anais... Brasília: ABED, 2006. Disponível em: <http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc052. pdf>. Acesso em: 9 fev. 2015.

SCHLOSSER, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@, Curitiba, v. 6, n. 22, fev. 2010. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/128/112>. Acesso em: 9 fev. 2015.

SILVIO, J. Las comunidades virtuales como conductoras del aprendizaje permanente. In: SIMPOSIO SOBRE SISTEMAS DE APRENDIZAJE VIRTUAL, 1., 1999, Caracas. Anais eletrônicos... Caracas: CIED, 1999.Disponível em: <http://funredes.org/mistica/castellano/ciberoteca/participantes/docuparti/esp_doc_31.html>. Acesso em: 9 fev. 2015.

SOARES, C. V. C. O. O processo interativo no fórum de discussão on-line. Fólio, Vitória da Conquista, v. 4, n. 2, p. 91-109, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/ index.php/folio/article/viewFile/1724/1586>. Acesso em: 9 fev. 2015.

SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. O professor/tutor e as relações de ensino aprendizagem na educação a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2008. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2008/ARTIGO_07_RBAAD_2008_ENSAIO.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2015.

SOUZA, A. C.; SILVA, G. O. O fórum de discussão como alternativa didática em educação a distância. Uberlândia: Uniminas, 2007. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/gilmaraozorio/o-frum-de-discusso-como-alternativa-didtica-em-ead>. Acesso em: 11 jun. 2014.

SOUZA, C. A. et al. Tutoria como espaço de interação em educação a distância. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 13, p. 79-89, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=issue&dd0=57>. Acesso em: 9 fev. 2015.

TEIXEIRA, N. et al. As competências socioafetivas aceitação e honradez segundo a percepção de tutores a distância. RIED, Equador, v. 18, n. 1, p. 129-149, fev. 2015. Disponível em: <http://ried.utpl.edu.ec/sites/default/files/files/pdf/v%2018-1/art6_ascompetencias.pdf>.Acesso em: 9 fev. 2015.

TENÓRIO, A. et al. Ferramentas da educação a distância: a visão do tutor. EAD em Foco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 48-60, jun. 2014. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49>. Acesso em: 9 fev. 2015.

TENÓRIO, A.; SOUTO, E. V.; TENÓRIO, T. Percepções sobre a competência socioafetiva de cordialidade e a humanização da tutoria a distância. EAD em Foco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 36-47, jun. 2014. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/199/48>. Acesso em: 9 fev. 2015.

VILLARDI, R.; OLIVEIRA, E. G. Tecnologia na educação: uma perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005. WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

Publicado

2015-05-24

Como Citar

Tenório, A., Ferrari Junior, J., & Tenório, T. (2015). A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 14. https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.264

Edição

Seção

Artigos