História da EAD no Sertão Pernambucano: o rádio e o movimento de educação de base
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.254Palavras-chave:
MEB, radiodifusão, Emissora Rural, Petrolina.Resumo
A educação a distância vem, a cada dia, se popularizando no mundo, especialmente com o avanço no acesso aos recursos mediados com a ajuda da internet. Esse processo, que não é nada recente, envolveu o desenvolvimento de tecnologias e metodologias que vão, desde o ensino por carta/correspondência, passando pelo rádio até chegar aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho, através de uma pesquisa de campo, de inspiração etnográfica, tenta-se mostrar um recorte dessa história no Sertão Pernambucano, com foco nos processos de atuação que envolvem o rádio no Movimento de Educação de Base – MEB.Downloads
Referências
BARROS, L. L. D.; SANTOS, A. A voz censurada: os impactos da ditadura militar na rádio A Voz do São Francisco – Emissora Rural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1047-2.pdf>. Acesso em: 5 set. 2014.
FÁVERO, O. MEB – Movimento de Educação de Base: primeiros tempos (1961-1966). In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2004, Évora. Anais... Évora: Universidade de Évora, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES et al. Comunicação multidirecional: um ambiente de aprendizagem na educação a distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/640/2005/11/comunicacao_multidirecional_-_um_ambiente_de_aprendizagem_na_educacao_a_distancia_>. Acesso em: 5 set. 2014.
INSTITUTO HUMANISTAS UNISINOS. Dom José Vicente Távora: um exemplo de trabalho social no Brasil. Entrevista especial com Marina Bandeira. 2010. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/35789-dom-jose-vicente-tavora-um-exemplo-de-trabalho-social-no-brasil-entrevista-especial-com-marina-bandeira#.UQkvfkfuxKk.facebook>. Acesso em: 5 set. 2014.
MELO, J. M. Síndrome da mordaça: a maldição da censura no Brasil. In: ______ (Org.). Síndrome da mordaça: mídia e censura no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.
NAKAZONE, B. V. Educação a distância como ferramenta no combate ao analfabetismo de jovens e adultos em São Paulo. 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/textos/textobernadina1.pdf>. Acesso em: dez. 2012.
KADT, E. de. Católicos radicais no Brasil. Brasília: UNESCO/ MEC, 2007. 332 p. (Coleção Educação para Todos).
KLÖCKNER, L. O Repórter Esso: a síntese radiofônica mundial que fez história. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.
MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011. OLIVARES, M. G.; GUEDES, C. Globalización, inversiones extranjeras y desarrollo en América Latina. Disponível em: <http://www.eumed.net/libros-gratis/2005/gog/3u.htm>. Acesso em: 5 set. 2014.
OLIVEIRA, C. V. de. Construção do conhecimento mediado pela educação online. 2005. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Tecnologia Educacional) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/31/CARLOS%20 VICTOR%20DE%20OLIVEIRA.p df>. Acesso em: 5 set. 2014.
PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.