“Expansão da educação superior a distância em Moçambique”: perfi s, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.247Palavras-chave:
inclusão social, perfi l de estudantes, expectativas educacionaisResumo
Em fevereiro de 2011, quase 700 servidores públicos de Moçambique começaram o ano letivo de quatro cursos de graduação a distância, uma parceria entre quatro universidades federais do Brasil e duas públicas de Moçambique, um programa de cooperação internacional, sob a coordenação da CAPES/ MEC. No encontro presencial nos Polos foi aplicado aos estudantes que se fi zeram presentes (85,0% do total) questionário sócioeconômico-cultural, composto por 44 questões, para traçar seu perfi l. Os dados coletados apontaram características comuns entre os estudantes dos cursos de formação de professores (Biologia, Pedagogia e Matemática) e os estudantes do curso de Administração Pública em relação à idade, escolaridade, tempo de serviço, fertilidade, condições de moradia, meios de comunicação. Porém, apresentaram diferenças em relação a gênero, a hábitos de estudo, ao trabalho, à profi ssão, às suas expectativas e à modalidade a distância. Quando os dados foram comparados por polos, também se percebeu que os estudantes do Polo de Lichinga, ao norte do país, estão em situação menos privilegiada do que os demais estudantes em relação à distância do polo, ao tempo que emprega para chegar ao polo, ao acesso a locais com internet. Há um sentimento geral de “adaptação” à profi ssão e ao curso e, ao mesmo tempo, a percepção de que o programa poderá contribuir no processo de inclusão de mais pessoas que não teriam acesso à universidade, na melhoria de suas condições de vida e também na melhoria da oferta de serviços à população.Downloads
Referências
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