Computadores na sala de aula: o projeto UCA – um computador por aluno – na escola classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.241Palavras-chave:
Computadores na escola, Educação, Projeto UCA.Resumo
O uso do computador na escola está cada vez mais frequente e é visto por muitos professores e alunos como um recurso muito importante para a educação. Nesta perspectiva, este trabalho tem com objetivo levar o leitor a re$etir sobre a importância do computador como uma ferramenta pedagógica para subsidiar a aquisi- ção de conhecimento no ambiente escolar. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, baseada em observações feitas nas turmas do 1º e 2° ano do Ensino Fundamental da escola Classe 102 do Recanto das Emas Distrito Federal. Nesta escola, é desenvolvido o Projeto UCA – Um Computador por Aluno, que está em fase piloto. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010, na primeira fase do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília - UnB. Ao *nal do trabalho, percebeu-se que, inegavelmente, o computador na sala de aula traz resultados satisfatórios para o desenvolvimento educativo dos alunos.Downloads
Referências
BOAVIDA, A. M; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org), Re$ectir e investigar sobre a prática pro*ssional (pp. 43-55). Lisboa: APM, 2002.
COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção polêmicas do nosso tempo. 87).
LIMA, Leandro Freire. A colaboração no processo de implementação do programa UCA no DF: o caso da Escola Classe 102. 2011. x, 73 f. Monogra*a (Licenciatura em Pedagogia) − Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
MANZINI, Eduardo José. Entrevista semiestruturada: análises de objetivos e de roteiros. s/ano, s/ data. Disponível em: http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf.Acesso: 04/07/2011.
NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. − Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 84 p.
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisa em Administração, São Paulo, V.1, Nº 3, 2º sem./1996.
SANTOS, Robson; MAIA, Fábio. O computador na sala de aula: estudo em escolas de ensino médio e fundamental. 2° congresso científico da UniverCidade – Rio de Janeiro, 22 de outubro 2007.
WANG, Wanderley S. O aprendizado através de jogos para computador: por uma escola mais divertida e mais e*ciente, Nov. 2005. 26 p.
O que é projeto UCA? Disponível em: http:///www.lec.ufrgs.br/index.php/0_que_é_o_Projeto_UCA%3F. Acesso em: 12/02/2011.
O Projeto. Disponível em: http://www.uca. gov.br/institucional/projeto_ComoComecou. jsp#. Acesso em 2010.
Critérios de seleção das escolas. Disponível em: http://www.uca.gov.br/institucional/criterios Escolha.jsp. Acesso em 2011.
Um computador por aluno. Disponível em: http://ucadf.fe.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=49. Acesso em 2011.
Projeto UCA − Um computador por aluno. Disponível em: http://www.lec.ufrgs.br/index. php/Projeto_UCA. Acesso em: 26/01/2011.
LEI No 12.249, de junho de 2010. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12249.htm. Acesso em: 27/01/2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.