Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Versiéri Oliveira de Almeida Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Helena Terezinha Hubert Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Andrea Wander Bonamigo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.24

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Educação a distância, Educação em saúde,

Resumo

A Educação a Distância (EaD) na área da saúde, por ser pouco explorada, dificulta a compreensão da contribuição das tecno-logias em informação. Além disso, nota-se a necessidade da utilização de metodologias que estimulem uma aprendizagem ativa. O objeti-vo deste artigo foi analisar a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) por meio da EaD como instrumento para a educação em saúde. Este estudo consiste numa revisão integrativa, com pesquisas publicadas entre 2011 e 2015. Foram analisados artigos com base nas seguintes definições:ABP e as contribuições para a educação em saúde; EaD no processo de educação em saúde; Impacto do uso da ABP por meio da EaD para a dis-seminação da educação em saúde. Foram in-cluídos para a análise 12 artigos científicos, tendo a maioria, como público-alvo, alunos de graduação/pós-graduação. Verificou-se que a contribuição da ABP combinada a EaD para o processo de educação em saúde pro-move o desenvolvimento de competências e habilidades proativas, o que desencadeia o empoderamento do conhecimento; porém, são necessários mais estudos sobre a utilização de ABP e EaD em capacitações para profissio-nais de saúde que atuam na área.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação a Distância. Educação em Saúde.

 

Problem-Based Learning in Distance Education and Influences for Health
Education: An Integrative Review

ABSTRACT


For being little explored in the health area, Distance Learning (DL) makes it diffi-cult to understand the contribution of infor-mation technologies. Besides, it is noticed the need of using methodologies that encourage active learning. The purpose of this paper was to analyze the contribution of Learning Based in Problems (LBP) through DL as a tool for health education. This paper consists in an integrative review, with researches pu-blished between 2011 and 2015. Articles were analyzed based on the following definitions: LBP and the contributions to health edu-cation; DL in the health education process; Twelve scientific papers were included to analysis, being the majority of them with graduation/post graduation students as target audience. It was verified that the contribution of LBP combined with DL to the process of heal-th education promotes the development of proactive competences and abilities, which triggers knowledge empowerment. However, more studies about the use of LBP and DL in training sessions for health professionals who work on the field are needed.


Keywords: Problem-based learning. Distance Education. Health Education.

 

Aprendizaje Basado en Problemas en la Educación a Distancia y las
Influencias para educación en Salud: Una Revisión Integrativa

RESUMEN


La Educación a Distancia (EaD) en el área de la salud, puede ser poco explorada, dificulta la comprensión de la contribución de las tec-nologías en información. Además, se percibe la necesidad de la utilización de metodologías que estimulen un aprendizaje activo. El obje-tivo del artículo fue analizar la contribución del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) por medio de la EaD como instrumento para la educación en salud. Este estudio consiste en una revisión integrativa, con búsquedas publi-cadas entre 2011 y 2015. Fueron analizados ar-tículos con base en las siguientes definiciones: ABP y las contribuciones para la educación en salud; EaD en el proceso de educación en sa-lud; y el impacto del uso del ABP por medio de la EaD para la diseminación de la educaci-ón en salud. Fueron incluidos para el análisis 12 artículos científicos, teniendo la mayoría como público-objetivo alumnos de graduaci-ón/posgrado. Se comprobó que la contribuci-ón del ABP combinada a EaD para el proceso de educación en salud, promueve el desarrollo de competencias y habilidades proactivas, lo que desencadena el empoderamiento del co-nocimiento, entretanto, son necesarios más estudios sobre la utilización del ABP y EaD en capacitaciones para profesionales de salud que actúan en el área

Palabras clave: Aprendizaje basado en problemas. Educación a la distancia. Educación en salud.

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Biografia do Autor

Versiéri Oliveira de Almeida, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto alegre (UFCSPA). Nutricionista Clínica e Responsável Técnica - Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.

Helena Terezinha Hubert Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Médica, Doutora em Patologia, Especialista em Educação a Distância, Profa. Adjunto III, docente do Departamento de Patologia e Medicina Legal e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, RS.

Andrea Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga, Doutora em Saúde Pública, Profa. Adjunto II, docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, RS.

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

de Almeida, V. O., Hubert Silva, H. T., & Bonamigo, A. W. (2018). Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 17(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.24

Edição

Seção

Artigos Originais