Atribuição de significado a partir da análise qualitativa de respostas dos alunos, através da criação de classes para estudo

Autores

  • Gilda Helena Bernardino de Campos
  • Gianna Oliveira Roque

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.236

Palavras-chave:

Educação a distância, análise de conteúdo, significados.

Resumo

A questão metodológica vem permeando as discussões do grupo de pesquisa Avaliação e Cooperação em EaD da PUC-Rio já há alguns anos. O grupo tem estudado a pesquisa quantitativa e desenvolvido técnicas de trabalho com a pesquisa qualitativa. Neste artigo, iremos focar a pesquisa qualitativa, a %m de evidenciar os resultados das respostas abertas ao questionário enviado para os alunos, em que foi possível obter 2.138 respostas em um universo de cerca de 5000 alunos em curso de especialização, pós-graduação lato sensu em Tecnologias em Educação. Foi utilizado o so!ware Alceste para a análise de conteúdo e separação das classes para a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilda Helena Bernardino de Campos

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro − CCEAD

Referências

BARDIN, Laurence. L’ analyse de contenu et de la forme des communications, in MOSCOVICI, Serge; BUSCHINI, Fabrice. Les méthodes des sciences humaines. 1er édition. Presses Universitaires de France. Paris, 2003.

JODELET (2003, p.140), in MOSCOVICI, Serge; BUSCHINI, Fabrice. Les méthodes des sciences humaines. 1er édition. Presses Universitaires de France. Paris, 2003.

NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n. 2, 2º semestre de 2006.

PHILOGÈNE e MOSCOVICI (2003), in MOSCOVICI, Serge; BUSCHINI, Fabrice. Les méthodes des sciences humaines. 1er édition. Presses Universitaires de France. Paris, 2003.

ROQUE, Gianna Oliveira, CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de & FONSECA, Marcus Vinícius de Araújo. Quality assurance in distance learning: a study in higher education. CSEDU 2011. Noordwijkerhout, Holanda, 2011

ZIVIANI, Cílio; CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de; ROQUE, Gianna Oliveira & NUNES, Bernardo Pereira. Análisis de los principales componentes de un curso en línea. CISCI 2011. Florida, EUA, 2011.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Bernardino de Campos, G. H., & Oliveira Roque, G. (2012). Atribuição de significado a partir da análise qualitativa de respostas dos alunos, através da criação de classes para estudo. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 11. https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.236

Edição

Seção

Artigos