Configurações das abordagens pedagógicas da educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.234Palavras-chave:
Educação a distância. abordagem pedagógica. tecnologias.Resumo
Este texto aborda as configurações pedagó- gicas da Educação a Distância (EAD) a partir das concepções de educação. O reconhecimento e a defesa da importância de ampliação das modalidades de oferta de educa- ção, sobretudo na modalidade a distância, exigem atenção às concepções que norteiam os cursos de formação docente, para não se deixar embalar por modismos nem por preconceitos acadêmicos, principalmente pelas tecnologias, que passaram a fascinar o mundo a partir do século passado. Como efeito, a utilização dessas tecnologias no processo educativo, de modo especial na EAD, muitas vezes tem sido alvejada de avaliações desfavoráveis. Estudos sobre as abordagens pedagógicas, contudo, apontam que não é a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação que definem uma abordagem crítica e reflexiva, mas sim a concepção de formação embutida na organização do trabalho docente, as formas de gestão e as políticas de formação de profissionais da educação.
Com base nos estudos de Otto Peters (2001, 2004), John Thompson (1998), Toschi (2001, 2002) e Vani Kenski (1996, 2002, 2003), concebe-se aqui que as configurações das abordagens pedagógicas da educação a distância são constituídas a partir das características próprias dessa modalidade de ensino.
Downloads
Referências
CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Unesp, 1999. Imprensa Oficial do Estado.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. (1999) Currículos e conhecimentos em rede: as artes de dizer e escrever sobre a arte de fazer. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A.
GUTIERREZ, Francisco. Dimensão pedagógica das novas tecnologias da comunicação e informação. In: PORTO, Tânia Maria Esperon (Org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara, SP: JM Editora, 2003.
_____; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica – educação a distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994
KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In:
VEIGA, Ilma P. Alencastro. (org.) Didática: o ensino e suas relações. São Paulo, Papirus, 1996.
______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
______. Processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. In: ROSA, Dalva E.G.; SOUZA, Vanilton C. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 254-264.
LOBO NETO, Francisco Silveira. Educação a distância – regulamentação. Brasília: Plano, 2000.
MORAN, José M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/seb/pdf/setesaberes.pdf>. Acesso em: 14 abr 2005.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. Experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Tradução Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.
______. A educação a distância em transição. Tradução Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2004.
PRETI, Oreste. Educação a distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.
RIOS, Terezinha Azeredo. (2003) Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 14ª ed. São Paulo: Cortez.
THOMPSON, John B. (1998) A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 4ª ed. Vozes.
TOSCHI, Mirza Seabra. (2002) Linguagens midiáticas em sala de Aula. In: ROSA, Dalva E. G.;
SOUZA, Vanilton C. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, p. 265-278.
______. (2001) TV Escola: o lugar dos professores na política de formação docente. In: BARRETO, Raquel Goulart (org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quarteto
WOLF. Mauro. (1987) Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.