Configurações das abordagens pedagógicas da educação a distância

Autores

  • Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Univer-sidade Federal de Goiás. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Tem expe-riência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância, mídias e educação, tecnologias de informação e comunicação, construção do conhecimento e pesquisa na formação docente

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.234

Palavras-chave:

Educação a distância. abordagem pedagógica. tecnologias.

Resumo

Este texto aborda as configurações pedagó- gicas da Educação a Distância (EAD) a partir das concepções de educação. O reconhecimento e a defesa da importância de ampliação das modalidades de oferta de educa- ção, sobretudo na modalidade a distância, exigem atenção às concepções que norteiam os cursos de formação docente, para não se deixar embalar por modismos nem por preconceitos acadêmicos, principalmente pelas tecnologias, que passaram a fascinar o mundo a partir do século passado. Como efeito, a utilização dessas tecnologias no processo educativo, de modo especial na EAD, muitas vezes tem sido alvejada de avaliações desfavoráveis. Estudos sobre as abordagens pedagógicas, contudo, apontam que não é a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação que definem uma abordagem crítica e reflexiva, mas sim a concepção de formação embutida na organização do trabalho docente, as formas de gestão e as políticas de formação de profissionais da educação.

Com base nos estudos de Otto Peters (2001, 2004), John Thompson (1998), Toschi (2001, 2002) e Vani Kenski (1996, 2002, 2003), concebe-se aqui que as configurações das abordagens pedagógicas da educação a distância são constituídas a partir das características próprias dessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Univer-sidade Federal de Goiás. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Tem expe-riência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância, mídias e educação, tecnologias de informação e comunicação, construção do conhecimento e pesquisa na formação docente

Todos os que vão elaborar cursos nas redes digitais devem ter consciência de que professores e alunos são seres sociais e que aprendem melhor em um sistema cooperativo, baseado em trocas de informações e opiniões e no trabalho coletivo (KENSKI, 2003)

Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Unesp, 1999. Imprensa Oficial do Estado.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. (1999) Currículos e conhecimentos em rede: as artes de dizer e escrever sobre a arte de fazer. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A.

GUTIERREZ, Francisco. Dimensão pedagógica das novas tecnologias da comunicação e informação. In: PORTO, Tânia Maria Esperon (Org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara, SP: JM Editora, 2003.

_____; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica – educação a distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994

KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In:

VEIGA, Ilma P. Alencastro. (org.) Didática: o ensino e suas relações. São Paulo, Papirus, 1996.

______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

______. Processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. In: ROSA, Dalva E.G.; SOUZA, Vanilton C. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 254-264.

LOBO NETO, Francisco Silveira. Educação a distância – regulamentação. Brasília: Plano, 2000.

MORAN, José M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/seb/pdf/setesaberes.pdf>. Acesso em: 14 abr 2005.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. Experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Tradução Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.

______. A educação a distância em transição. Tradução Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2004.

PRETI, Oreste. Educação a distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.

RIOS, Terezinha Azeredo. (2003) Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 14ª ed. São Paulo: Cortez.

THOMPSON, John B. (1998) A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 4ª ed. Vozes.

TOSCHI, Mirza Seabra. (2002) Linguagens midiáticas em sala de Aula. In: ROSA, Dalva E. G.;

SOUZA, Vanilton C. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, p. 265-278.

______. (2001) TV Escola: o lugar dos professores na política de formação docente. In: BARRETO, Raquel Goulart (org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quarteto

WOLF. Mauro. (1987) Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Carvalho Rodrigues, C. A. (2011). Configurações das abordagens pedagógicas da educação a distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 10. https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.234

Edição

Seção

Artigos