O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor

Autores

  • Rosangela Souza Vieira

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.233

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.

Resumo

O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar.

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Biografia do Autor

Rosangela Souza Vieira

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Senhor do Bonfim. Possui experiência como Professora e Gestora da Educação Básica, experiência com Educação a Distância. Atualmente, dedica-se à Formação de Professores e é responsável pela Disciplina “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências”, do Curso de Licenciatura no qual é lotada. Contribui como Professora Formadora no Projeto de Capacitação de Profissionais para a Educação a Distância na própria UNIVASF.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Souza Vieira, R. (2011). O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 10. https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.233

Edição

Seção

Artigos