Mudanças Estruturais para eUniversity
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.232Palavras-chave:
Soluções integradas de e- -learning. Infraestutura tecnológica para educação.Resumo
A aprendizagem online não é uma novidade para várias universidades públicas, que há tempos já implementaram o eLearning, embora sem estratégia de TI na maioria delas. Diferentes plataformas de aprendizagem foram adquiridas por diferentes departamentos e nenhuma abordagem sistemática foi estabelecida para dar apoio ao desenvolvimento do curso e da tutoria, e para atualizações e armazenamento dos arquivos eletrô- nicos. Embora os sistemas de gestão de aprendizagem contemporâneos tenham tido algumas funções administrativas incorporadas, essas informações não foram integradas aos outros sistemas administrativos das universidades. A necessidade de trabalhar em soluções integradas, oferecendo a maioria dos serviços da universidade em uma interface única, tornou-se óbvia. O artigo apresenta cenários para explicar os serviços necessários e discute a reforma das estruturas organizacionais e os ajustes da infraestrutura em TI para criar a eUniversity do futuro.Downloads
Referências
C. Bast et al. (2004) Das Redaktionssystem FuXML: Ziel, Konzeption, Strategie und Leistungsspektrum, 30 Jahre ZFE, FernUniversität in Hagen.
Fronter (2007), PowerPoint apresentacao na FernUniversitätin Hagen (sem autor).
HRK (2006), Leitfaden für Hochschulstrategien zur Informations- und Kommunikationsstruktur, Beiträge zur Hochschulpolitik 4/2006.
Kleimann, B. et. al. (2008), Studieren im Web 2.0, HISBUS Kurzbericht 21, Hannover 2008.
Laaser, W. (2006), El tema de la calidad en la Educación a Distancia Europea a nivel universitario, RED, Revista de Educacion a Distancia No. 16, http://www.um.es/ead/red/16.
Müller, H. (2009), Marktanalyse zu den Systemkategorien “Portal und Enterprise Content Management”, FernUniversität in Hagen, 2009.
Open University (2004), Learning and Teaching Strategy 2004-2008, Open University, March 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.