Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica conjoint analysis

Autores

  • Amanda Ribeiro Vieira
  • Adriana Backx Noronha

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.231

Resumo

Várias propostas de interfaces gráficas para ambientes virtuais de aprendizagem não são adequadas ao contexto de aplicação. Apesar da existência de vários guias, voltados à construção de interfaces gráficas, as recomendações fornecidas são às vezes conflitantes, por não considerar o perfil do usuário ou por não contemplar aplicações de ensino. Assim, este trabalho objetivou a construção de um protocolo para identificação de atributos gráficos que facilitam a leitura de material instrucional pela Internet junto ao público-alvo, por meio da técnica estatística conjoint analysis. Para embasar o trabalho em questão, foram realizados estudos sobre materiais didáticos para e-learning, interfaces gráficas para páginas Web e conjoint analysis. Foram seguidas as etapas da pesquisa experimental, propostas por Gil (2002), e as fases do planejamento de um experimento de conjoint analysis, definidas por Hair Jr. et alii (1998). Com base nos resultados obtidos, houve dificuldade em identificar a melhor combinação de atributos gráficos para facilitar a leitura de material didático pela Internet. Contudo, foi possível apontar algumas diretrizes para formatação de textos para e-learning, tais como: não utilizar o tipo de fonte Garamond, a cor de texto verde-limão, a cor do fundo de tela azul, utilizar o tamanho de fonte 18 pontos e o alinhamento de texto à esquerda.

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Biografia do Autor

Amanda Ribeiro Vieira

Doutoranda e mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP e graduada em Administração pela mesma instituição. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho.

Adriana Backx Noronha

Professora doutora do departamento de Administração da FEA-RP/USP.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Ribeiro Vieira, A., & Backx Noronha, A. (2011). Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica conjoint analysis. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 10. https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.231

Edição

Seção

Artigos