Os reflexos da legislação de educação a distância no Brasil

Autores

  • Shara Christina Ferreira Lessa

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.230

Palavras-chave:

EAD, graduação, legislação, preconceito, IES.

Resumo

Este trabalho tem por objeto analisar a legislação brasileira que regula os cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) no Brasil, interpretando segundo a intenção do legislador e avaliando os seus reflexos nas Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, vale-se do art. 80 da lei nº. 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e principalmente do Capítulo I – Das Disposições Gerais, do Decreto nº. 5.622/05, para que, conhecendo-se os direitos, deveres e violações cometidas, possa-se transmitir a todos os integrantes do processo a segurança necessária e extinguir o preconceito que ainda hoje cerca a modalidade. Na investigação, utilizou-se como fontes os livros, os artigos já publicados e a própria legislação específicos de EAD. Os resultados demonstraram que a legislação que regulamenta a EAD é fundamental para a quebra do paradigma de que existe qualidade apenas na modalidade presencial. Assim, a legislação existente, relacionada à modalidade de Educação a Distância no Brasil, não deve ser rechaçada como um entrave ao seu desenvolvimento, mas sim reconhecida pelo seu espírito protetivo, incentivador e regulador, como necessário

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Biografia do Autor

Shara Christina Ferreira Lessa

Faculdade Interativa COC – Polo de Aracaju, SE Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Ferreira Lessa, S. C. (2011). Os reflexos da legislação de educação a distância no Brasil. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 10. https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.230

Edição

Seção

Artigos