Parecer eletrônico no processo de avaliação em EAD

Autores

  • Daniel Souza Cardoso
  • Daniel Tavares da Silva
  • Istael de Lima Espinosa

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.229

Palavras-chave:

Pareceres, avaliação continua, moodle, ensino a distância

Resumo

Distantes do ensino convencional, muitos docentes flexibilizaram seus perfis profissionais para atender às novas tendências na educação, em específico no ensino a distância, defrontam-se com uma adaptação gradual em relação à estrutura, concepções de escola e conceitos já convencionados em sua formação e/ou atuação no ensino presencial. O método de avaliação a ser adotado pelo profissional, entre outros, surge como um paradigma neste segmento da educação. O método de avaliação por parecer, mesmo sendo relativamente recente na educação, já apresenta alguns resultados tidos como positivos em que vale ressaltar que as instituições pioneiras que implementaram o mé- todo avaliativo, de modo geral, mantêm-no. Neste trabalho, não se buscou comparar o método aqui proposto com o método de avaliação por parecer, pois este último não quantifica o desempenho dos alunos envolvidos. Visou-se sim, discutir e mostrar a importância de entendermos a avaliação como um processo contínuo e não como um fim em si mesmo. Propõe-se um método avaliativo complementar ao convencional (avaliação escrita), onde o relatório registrado pelo sistema (moodle) gera as seguintes variáveis: número de acessos ao sistema moodle (N), acesso as vídeos-aula (V), participa- ção nas webs-conferência (W), participação no fórum de dúvidas de conceitos da disciplina (Fd ), participação no fórum de notícias (Fn ), participa- ção no fórum de sugestões e reclamações (Sr ) e atividades com o tutor a distância (At ), mensuradas numa escala de zero a dez, originando um parecer eletrônico (P) pela combinação linear destas. Na modalidade do ensino a distância, entende-se que as novas ferramentas de ensino estão disponíveis para dar suporte ao aprendizado do aluno, suprindo algumas carências em relação à ausência da interação (presencial) aluno-professor...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Souza Cardoso

Licenciado em Física, Mestre em Meteorologia, Professor do Instituto Federal Farroupilha – Campi Santa Rosa e Professor Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD-UFPel).

Daniel Tavares da Silva

Licenciado em Física, Mestre em Física, Professor Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD-UFPel).

Istael de Lima Espinosa

Licenciada em Pedagogia, Professora da rede de escolas municipais da cidade de Pelotas.

Referências

BESERRA, Normanda da Silva. Parecer, pareceres: como um gênero pode regular a vida das pessoas. Anais do Evento PG Letras 30 Anos. 1 ed. Recife: Editora da UFPE v. 1, p. 481-494, 2007.

CHRIST, Karine Trevisol; MACIEL, Rosângela Von Mühlen. Avaliação – Um resgate histórico. IV Encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e rede de professores que fazem investigação na sua escola, 2004.

CRUZ, Dulce Maria. A formação dos professores universitários para ensinar a distância: o estado da arte em Santa Catarina. Anais do XXVI Congresso da SBC, Campo Grande, MS, p. 9-14, 2006.

TEIXEIRA, G. W.; ANDRADE JR., M. N. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem: suas dimensões. Revista de Administração, v. 18(4), p. 69-75, 1983.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Souza Cardoso, D., Tavares da Silva, D., & de Lima Espinosa, I. (2011). Parecer eletrônico no processo de avaliação em EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 10. https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.229

Edição

Seção

Artigos