Inovação e Práticas Pedagógicas na Formação Docente: a Experiência Colaborativa e Interinstitucional na Organização Didático-Pedagógica de uma disciplina na Modalidade de Educação a Distância no Ensino Superior

Autores

  • Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias
  • Patricia Jantsch Fiuza Possui graduação em Psicologia (bacharel, licenciado e formação psicólogo) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora adjunta da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc e faz parte da equipe de avaliadores ad hoc da Revista Produção Online (1676-1901). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do trabalho, motivação, psicologia clínica, educação a distância, internet e educação e formação de professores.
  • Graziela Fátima Giacomazzo
  • Elisa Netto Zanette

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.227

Palavras-chave:

Educação a Distância, Aprendizagem, Colaboração, Ensino Superior, formação docente

Resumo

A Educação a Distância (EaD), no âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), apresenta um cenário de possibilidades didáticas aos docentes, necessitando com isto, refletir sobre os espaços de formação no ensino superior para o uso das tecnologias. Busca-se, neste artigo, relatar o desenvolvimento e avaliação da disciplina de PIT (Produção e Interpretação Textual) integrante do projeto colaborativo denominado Disciplinas do núcleo comum dos cursos de graduação na modalidade de EaD (Educação a Distância) da Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil. Trata-se de um projeto interinstitucional entre as Universidades da Associação Catarinense de Fundações Educacionais na implementação da Educação a Distância. A pesquisa foi aplicada com 19 turmas em 15 cursos de graduação, 10 docentes e 475 acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2007. Os dados, usando as abordagens quantitativa e qualitativa, foram organizados e analisados nas seguintes categorias: Recursos Tecnológicos; Didática do Professor; Modalidade de Educação; Material Didático. Os resultados obtidos alcançaram no conjunto global a média geral de 8,11%. Nesta perspectiva, a Unesc compreende o processo de formação como uma ação necessária para alavancar processos de ensino inovadores, contribuindo na qualificação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias

É mestra em Ciências da Linguagem e possui MBA em Gestão Empresarial. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense nos cursos de Letras, Secretariado Executivo, Gestão em Marketing, Gestão de Recusos Humanos e Ciência da Computação. Atua, também, como assessora técnica na CPDI (Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional) na mesma universidade. É pesquisadora nas áreas de linguística, planejamento estratégico e educação a distância.

Graziela Fátima Giacomazzo

Doutoranda em Educação-UFRGS. Linha de pesquisa: Universidade, teoria e prática. Mestre em Educação-UFRGS- Linha de pesquisa: O sujeito da educação: conhecimento, linguagem e contextos. Graduação em Pedagogia -UNISINOS. Especialização em Psicologia escolar - PUCRS. É professora no ensino superior da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, epistemologia genética, tecnologias, objetos de aprendizagem, formação de professores.

Elisa Netto Zanette

Possui graduação em Ciência - Habilitação Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma (1978), graduação em Ciência - Habilitação Biologia pela Fundação Educacional de Criciúma (1982) e mestrado em Educação pelo Instituto Pedagógico Latino Americano y Caribeño (2000), validado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2006). Atualmente é professor adjunto B da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Coordenador do Setor de Educação a Distância da Unesc. Tem experiência na área de Matemática Superior, Educação a Distância e Tecnologias Aplicadas a Educação. As linhas de pesquisa são relacionadas a: educação a distância, ensino e aprendizagem, educação matemática, informática e educação.

Referências

GIACOMAZZO, Graziela Fátima. Aprendizagem e conhecimento: por uma pedagogia da cooperação em EAD. [manuscrito] /; orientador: Fernando Becker - Dissertação (mestrado) – UFRGS./FACED/PPGEDU, 2007, Porto Alegre, BR-RS.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, Thomson Learning, 2007.

MORAN, José M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.

NEDER, Maria Lucia Cavalli. O texto como base para a comunicação em EAD. In:

MARTINS, Onilza Borges (Org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.96-117.

NEDER, Maria Lucia Cavalli e POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso. In: MARTINS, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.139-189.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. CampinasSP: Papirus, 2003.

SANTOS, C. R., GIACOMAZZO, G. F., FIUZA, P. J. Avaliação da Oferta de 20% nas Disciplinas dos Cursos de Graduação da Unesc. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres/RS. Anais do II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008. Disponível em: [http://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_texto/MESA%2013D%20-%20SANTOS.pdf]. Acesso em: 17 dez 2008.

SANTOS, C. R. ; ZANETTE, E. N. ; GIACOMAZZO, G. F. ; FIUZA, P. J. . A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da Unesc.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2006.

UNESC. RESOLUÇÃO n. 05/2008/CONSU. Aprova Políticas de Ensino de Graduação. Criciúma: Unesc, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SAVEGNANI, Plamira (Orgs). Docência na educação Superior. Brasília: INEP, 2006.

ZULIAN, Margaret Simone. Redes virtuais: formação de professores. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2003.

Downloads

Publicado

2010-05-24

Como Citar

Bez Batti Dias, A. T. B., Jantsch Fiuza, P., Giacomazzo, G. F., & Netto Zanette, E. (2010). Inovação e Práticas Pedagógicas na Formação Docente: a Experiência Colaborativa e Interinstitucional na Organização Didático-Pedagógica de uma disciplina na Modalidade de Educação a Distância no Ensino Superior. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 9. https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.227

Edição

Seção

Artigos