Inovação e Práticas Pedagógicas na Formação Docente: a Experiência Colaborativa e Interinstitucional na Organização Didático-Pedagógica de uma disciplina na Modalidade de Educação a Distância no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.227Palavras-chave:
Educação a Distância, Aprendizagem, Colaboração, Ensino Superior, formação docenteResumo
A Educação a Distância (EaD), no âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), apresenta um cenário de possibilidades didáticas aos docentes, necessitando com isto, refletir sobre os espaços de formação no ensino superior para o uso das tecnologias. Busca-se, neste artigo, relatar o desenvolvimento e avaliação da disciplina de PIT (Produção e Interpretação Textual) integrante do projeto colaborativo denominado Disciplinas do núcleo comum dos cursos de graduação na modalidade de EaD (Educação a Distância) da Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil. Trata-se de um projeto interinstitucional entre as Universidades da Associação Catarinense de Fundações Educacionais na implementação da Educação a Distância. A pesquisa foi aplicada com 19 turmas em 15 cursos de graduação, 10 docentes e 475 acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2007. Os dados, usando as abordagens quantitativa e qualitativa, foram organizados e analisados nas seguintes categorias: Recursos Tecnológicos; Didática do Professor; Modalidade de Educação; Material Didático. Os resultados obtidos alcançaram no conjunto global a média geral de 8,11%. Nesta perspectiva, a Unesc compreende o processo de formação como uma ação necessária para alavancar processos de ensino inovadores, contribuindo na qualificação acadêmica.Downloads
Referências
GIACOMAZZO, Graziela Fátima. Aprendizagem e conhecimento: por uma pedagogia da cooperação em EAD. [manuscrito] /; orientador: Fernando Becker - Dissertação (mestrado) – UFRGS./FACED/PPGEDU, 2007, Porto Alegre, BR-RS.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, Thomson Learning, 2007.
MORAN, José M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.
NEDER, Maria Lucia Cavalli. O texto como base para a comunicação em EAD. In:
MARTINS, Onilza Borges (Org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.96-117.
NEDER, Maria Lucia Cavalli e POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso. In: MARTINS, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.139-189.
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. CampinasSP: Papirus, 2003.
SANTOS, C. R., GIACOMAZZO, G. F., FIUZA, P. J. Avaliação da Oferta de 20% nas Disciplinas dos Cursos de Graduação da Unesc. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres/RS. Anais do II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008. Disponível em: [http://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_texto/MESA%2013D%20-%20SANTOS.pdf]. Acesso em: 17 dez 2008.
SANTOS, C. R. ; ZANETTE, E. N. ; GIACOMAZZO, G. F. ; FIUZA, P. J. . A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da Unesc.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2006.
UNESC. RESOLUÇÃO n. 05/2008/CONSU. Aprova Políticas de Ensino de Graduação. Criciúma: Unesc, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SAVEGNANI, Plamira (Orgs). Docência na educação Superior. Brasília: INEP, 2006.
ZULIAN, Margaret Simone. Redes virtuais: formação de professores. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.