Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres

Autores

  • Helenice Maria Barcellos Bergmann Mestre e doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Batista de Vitória – FABAVI. Assessora em tecnologias educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Vitória – SEME e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – pólo Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.225

Palavras-chave:

tecnologias educacionais, inclusão social/digital, comunicação, interação.

Resumo

Essa pesquisa objetivou analisar os cursos de formação para professores, que atuavam como mediadores nos laboratórios de informática das escolas públicas estaduais do Estado Espírito Santo e que integravam o Programa de Informática Educativa – PROINFO e o Programa GESAC – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão. Procurou cartografar alguns espaços de inclusão digital, centralizando a análise na implementação e nos princípios orientadores do Programa GESAC e nos cursos de capacitação para os administradores estaduais e regionais dos pontos de presença. Procurou identificar o perfil, a atuação e os sentidos que os professores mediadores atribuíam ao uso das tecnologias da comunicação e informação na escola e as interações ocorridas no ambiente virtual de capacitação do GESAC.

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Publicado

2010-05-24

Como Citar

Barcellos Bergmann, H. M. (2010). Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 9. https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.225

Edição

Seção

Artigos