Estratégias para o Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Realizado na Unisul Virtual
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v6i0.191Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Design Gráfico e Instrucional, hipermídia.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA’s, conceituando design instrucional ou educacional, como um processo de concepção de projetos em EaD, explicitados nos materiais didáticos, utilização de mídias, tecnologias e nos sistemas tutorias de apoio ao aluno, especialmente construídos para otimizar a aprendizagem de determinadas informações em contextos diversos. Será analisado e avaliado o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia, tais como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL.Downloads
Referências
ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.
ANDRADE, Adja F. De; FRANCIOSI, Beatriz; BEILER, Adriana; WAGNER, Paulo R. Modelando Ambientes de Aprendizagem a Distância Baseado no Uso de Mídias Integradas: um Estudo de Caso. FACIN /Unidade de Educação a Distância- PUCRS Virtual. Congresso ABED 2001.
BITTENCOURT, Dênia Falcão de. A Construção de um Modelo de Curso "Lato Sensu" Via Internet – A Experiência com o Curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico UFSC / SENAI. 1999. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC. Florianópolis.
CINTRA, Hermano José Marques. Dimensões da Interatividade na Cultura Digital. PósGraduação em Comunicação e Semiótica. PUC, São Paulo. 2003.
FILATRO, Andréa. Design Instrucional Contextualizado. 1. ed. São Paulo: Senac 2004.
FILHO, Samuel Brasileiro; MACHADO, Elian. Aspectos Metodológicos da Avaliação Pedagógica de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto28.htm. Acessado em 24/08/2006.
FLORES, GAMEZ, p. 103. (2005)
HIRATSUKA, Tei Peixoto. Contribuições da Ergonomia e do Design na Concepção de Interfaces Multimídia. 1996. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Florianópolis.
LÉVY, Pierre. O que é virtual. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Ed. 34, 1996. 157p.
LOCH, Márcia. Como elaborar instrumentos de avaliação: livro didático / Márcia Loch; design instrucional Márcia Loch. – Palhoça: UnisulVirtual, 2006.
MARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem Baseada em Problemas Aplicada a Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2002. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Florianópolis.
MATUZAWA, Flavia Lumi. Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: livro didático / Flavia Lumi Matuzawa; design instrucional Flavia Lumi Matuzawa. – Palhoça:UnisulVirtual, 2006.
NASCIMENTO. Anna Christina de Azevedo. Princípios de design na elaboração de material multimídia para a Web. http://rived.proinfo.mec.gov.br/artigos/multimidia.pdf . Acessado em: 23/08/2006.
PINHEIRO, Marco Antonio. Estratégias para o Design Instrucional de Cursos (2002)
VIEIRA & LUCIANO (1995)
pela Internet: Um Estudo de Caso. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis. 2002.
SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Imagens Digitais, Cibercultura e Design em EAD. http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo1.pdf. Acessado em 22/08/2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.